23/07/2022 às 12:47, Atualizado em 23/07/2022 às 13:15

Batayporã recebe Castramóvel e realiza cirurgias em caninos e felinos

Foto: Jeferson Souza

Na última sexta-feira (22), Batayporã recebeu o Castramóvel, uma ação que visa o controle da reprodução de animais domésticos dentro dos municípios, possibilitando uma condição de vida mais digna ao animal e também facilita o controle endêmico, reduzindo doenças transmitidas por vetores hospedeiros nesses animais.

Em parceria com o CODEVALE (Consórcio Público do Vale do Ivinhema), o castramóvel realizou diversas cirurgias em caninos machos e alguns exemplares de felinos fêmeas. Além disso, vale ressaltar que todos os animais que são castrados pelo programa do CODEVALE saem chipados, possibilitando que o dono possa localizar o animal caso ele se perca. O programa também oferece o RG animal (documento de identificação do pet), mais um benefício ofertado.

Segundo o CODEVALE, há a previsão para o castramóvel retornar ao município de Batayporã mais três vezes, ainda em 2022. Todavia, estudos estão sendo realizados pela Secretaria Municipal de Saúde para ofertar a mesma ação de castração ainda neste semestre, a fim de suprir a demanda de Batayporã.

Em agradecimento, a vigilância sanitária do município frisou: “Ficamos gratos pela Secretaria de Saúde de Batayporã e vigilância entomológica, por sempre acolher nossas campanhas, além da equipe da SODETA, que nos auxiliou na montagem e manutenção do local. Foi um sucesso e esperamos realizar a ação mais vezes ainda esse ano.”

Para futuras ações, a vigilância sanitária continua com o cadastramento de fichas dos animais na sala da vigilância entomológica, localizada no prédio da UPA. Para mais informações, o telefone (67) 99283-8136 estará disponível para ligações e mensagens via Whatsapp.