Publicado em 09/09/2022 às 11:12, Atualizado em 09/09/2022 às 15:18

Caminhada ‘Juntos Somos + Fortes’ promove mobilização pela saúde mental

Dia D de mobilização da Secretaria Municipal de Saúde faz parte da campanha Setembro Amarelo, que contará com ações diversas

Assessoria de Imprensa, Prefeitura de Batayporã
Cb image default
Na Av. Brasil, grupo destacou campanha e distribuiu peças informativas para a população. Foto: Maicon Araújo.

Acompanhados de peças informativas, como panfletos, cartazes e spot de rádio, servidores da Prefeitura de Batayporã e representantes locais realizaram a caminhada ‘Juntos Somos + Fortes’, com um chamado à população para o cuidado com a saúde mental. O Dia D de mobilização promovido pela Secretaria Municipal de Saúde nesta sexta-feira (09) é alusivo à campanha mundial Setembro Amarelo, de prevenção ao suicídio.

Durante o ato de abertura, a psicóloga coordenadora do Ambulatório Municipal de Saúde Mental, Sonia Amaral, explicou que, em Batayporã, a campanha tem foco no cuidado integral, e não apenas no tema específico do suicídio. “Nós queremos chamar a atenção para a saúde mental como um todo, mostrar que nós precisamos cuidar da saúde mental como cuidamos de todas as outras questões”, reforçou Sonia.

Cb image default
Gestores destacaram fortalecimento da rede de atenção psicossocial. Foto: Maicon Araújo.

A secretária de Saúde, Letícia Sanches, destacou o apoio da gestão no aprimoramento da rede de atenção psicossocial. “Quero agradecer nossos servidores pelo engajamento em todas as ações e também pela sensibilidade da Administração, que trata as políticas públicas de saúde mental com o mesmo zelo que trata todas as outras políticas públicas”, analisou a secretária.

O tema também foi comentado pelo prefeito Germino Roz. “Muitas pessoas são resistentes ao cuidado psicológico, mas é o momento de chamar a atenção e mostrar que a noção de saúde mental evoluiu e, para isso, precisamos de uma rede. Hoje reconhecemos e sabemos a importância de se ter uma rede estruturada, em que os psicólogos estão integrados com os demais profissionais, em todos os setores”, disse o Chefe do Executivo.

Mais ações

A campanha segue com mais ações ao longo do mês, como entrevista com especialista na rádio local, rodas de conversa para profissionais da Saúde mediadas por psicóloga, oficinas de arte-terapia e rodas de conversa para usuários referenciados das Estratégias de Sáude da Família (ESF), palestras e reunião com os técnicos da rede para implantação do grupo condutor da RAPS (Rede de Atenção Psicossocial).

Cb image default
Caminhada começou na praça da Escola Estadual Jan Antonin Bata, subiu a Av. Brasil e foi finalizada ao lado da Lagoa do Sapo. Foto: Maicon Araújo.