10/05/2023 às 08:34, Atualizado em 10/05/2023 às 08:36

Campanha contra a gripe é aberta a toda a população; Secretaria de Saúde promove ação em horário diferenciado

Também será ministrada vacinação bivalente contra Covid-19 nesta quinta-feira (11), das 17h às 21h, nas ESF Santo Antônio e Santa Luzia

Imunizantes contra a gripe e Covid-19. Foto: Keli Cristina de Lima/ Prefeitura de Batayporã.

A Secretaria Municipal de Saúde de Batayporã irá promover ação especial de vacinação nesta quinta-feira (11). A medida visa estimular a imunização contra a Influenza (gripe), que agora está aberta a toda a população a partir dos seis meses de idade e, também, a vacinação bivalente contra a Covid-19, direcionada a pessoas com 18 anos ou mais. A população deve procurar as unidades da Estratégia de Saúde da Família (ESF) Santo Antônio e Santa Luzia, das 17h às 21h. Vale destacar que o público pode receber os dois imunizantes no mesmo dia.

De acordo com a enfermeira coordenadora municipal de imunização, Angela Cristina Rocha, o horário diferenciado visa estimular a adesão da população às campanhas, principalmente à da gripe, que tem previsão de encerramento para o dia 31 de maio. “Precisamos aumentar nossa cobertura vacinal. Infelizmente, muitas pessoas têm subestimado os vírus da Influenza, não procuram a vacinação e também não vacinam as crianças. Isso é muito grave. Estamos em um período propício para a propagação das síndromes gripais e algumas podem evoluir para formas graves”, explicou a profissional.

Além da ação especial desta quinta-feira, é possível se vacinar contra a gripe nos períodos da manhã e da tarde, nas ESF Santa Luzia e Santo Antônio, de segunda à sexta-feira. A vacina contra a gripe visa diminuir a carga viral, prevenir o surgimento de complicações decorrentes da doença, reduzir sintomas e evitar a sobrecarga dos serviços de saúde. O imunizante apresenta três tipos de cepas de vírus em combinação: A/Sydney/5/2021 (H1N1)pdm09; ADarwin/9/2021 (H3N2); e B/Áustria/02/1359417/2021 (linhagem B/ Victoria).

Vacina bivalente

Para receber a vacina bivalente contra Covid-19 é necessário ter 18 anos ou mais e ter recebido pelo menos duas doses do esquema primário. Segundo o Ministério da Saúde, a vacina bivalente é uma dose de reforço. O imunizante conta com cepas atualizadas contra o Coronavírus, incluindo a proteção contra a variante Ômicron.