10/06/2021 às 13:22, Atualizado em 10/06/2021 às 21:17

Castramóvel realiza 40 cirurgias em Batayporã

Serviço de castração atende cães machos e é ofertado em parceria com o Codevale

Cachorros guardam repouso curto depois de procedimento. Foto: Maicon Araújo - Prefeitura de Batayporã

Nesta quinta-feira (10), a Prefeitura de Batayporã realiza cirurgias de castração em cães machos por meio do Castramóvel. A iniciativa é uma parceria com o Consórcio Público do Vale do Ivinhema (Codevale). São 40 procedimentos desempenhados por uma equipe de seis médicos veterinários e um auxiliar.

As cirurgias foram agendadas pela Vigilância Sanitária, que orientou os cuidados pré-operatórios. Além da castração, os cachorros receberam um implante de chip de identificação, medicação para o período pós-operatório e carteirinha de identificação.

“Todo o serviço é gratuito. Nós visamos essa parceria com o Codevale há muito tempo e agora pudemos concretizá-la. É uma ação muito importante para o controle de zoonoses, que são as doenças transmitidas pelos animais, e para os donos que não têm condições de custear essa cirurgia”, analisou o prefeito e vice-presidente do Codevale, Germino Roz (PSDB).

Prefeito Germino Roz e deputado Marcio Fernandes enfatizaram necessidade de consolidar políticas públicas voltadas aos animais. Foto: Maicon Araújo - Prefeitura de Batayporã.
Após cirurgia, família aguarda recuperação do cãozinho Luk. Foto: Ana Carla Barbosa - Prefeitura de Batayporã

O Castramóvel conta com empenho de emenda parlamentar do deputado estadual Márcio Fernandes (MDB) no valor de R$ 100 mil. “Eu sou médico veterinário desde 2007 e sempre estive preocupado com a causa dos animais, que é uma questão de saúde pública”, enfatizou o deputado.

Para a atendente de farmácia Janete Aparecida do Vale, a cirurgia representa um cuidado essencial com os animais de estimação. “Eu também tenho duas fêmeas. Assim eu posso evitar a procriação e ficar mais tranquila”, afirmou sobre a cirurgia do cãozinho Luk, um pinscher adotado pela família ainda filhote há apenas 11 meses.

Segundo a equipe médica, os procedimentos são rápidos e sem dor para os cachorros. As três salas de cirurgia instaladas no Castramóvel permitem um trabalho ágil e preciso. “Essa dinâmica nos garante fazer as 40 cirurgias em um tempo muito rápido. Cada sala se concentra em uma etapa do processo, desde a anestesia até a finalização”, detalhou a diretora executiva do Codevale, Daniele Cabriotti.

Conforme a Secretaria Municipal de Saúde, a intenção é proporcionar o mutirão de cirurgias novamente. A população interessada deve procurar a Vigilância Sanitária, na sede da pasta, para preenchimento de formulário.