02/09/2020 às 10:12, Atualizado em 23/11/2020 às 11:22

Levantamento aponta índice de infecção por Covid-19 em Batayporã

Município já ultrapassou os 100 casos confirmados por coronavírus

O município de Batayporã ultrapassou os 100 casos confirmados da Covid-19 nesta terça-feira (1º). Nas últimas 24 horas mais dois novos casos de infecção pelo coronavírus foram registrados. Com esses números, já são 101 laudos positivos contabilizados na cidade.

Dentre os casos confirmados, 86 pessoas já estão curadas, restando assim 12 ativos. O número de óbitos dentre as infecções confirmadas são três. Apesar de todas as medidas adotadas pela Administração Municipal para evitar a contaminação da população, os números continuam crescendo.

Um levantamento divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, aponta as áreas mais atingidas pela Covid-19 no município. Conforme o Mapa de Comportamento da Covid-19, a região central conta com o maior índice de infectados, sendo as áreas de abrangência das unidades de Estratégia Saúde da Família (ESFs) Anorinda Marcelina e Santa Luzia mais vulneráveis para a doença.

Das 101 confirmações, o documento aponta os casos positivados por unidade de saúde, sendo 48 usuários da ESF Anorinda Marcelina, 30 da Santa Luzia, 13 da ESF Santo Antônio e 10 da Sebastião Martins de Oliveira.

Desse total, 73 pessoas realizaram o teste rápido para diagnosticar a Covid-19 e 28 procederam por meio do PCR (Swab), que é o teste com maior valor para o diagnóstico para saber se a pessoa está com o coronavírus.

O indicador apontou ainda que das 101 pessoas que testaram positivo para o novo coronavírus, 56 delas foram infectadas por contato com positivo, 23 por contato de trabalho, 15 não se sabe de onde contraíram o vírus e sete por terem realizado viagens para destinos com focos de contaminação por Covid-19.

De acordo com o levantamento para a situação de pandemia em Batayporã, a maior incidência da doença predomina em pessoas do sexo feminino. Dentre os infectados, 55 são mulheres e 46 homens.

Os dados apontam também que o índice de infecção por coronavírus é maior entre os jovens de 20 a 39 anos, em que 44 foram contaminados. Na sequência estão as pessoas entre 40 a 59 anos, sendo que 31 contraíram a doença.

Já as pessoas entre 60 anos ou mais, consideradas do grupo de risco, a taxa de contaminação é de 17. Cinco crianças entre 1 a 10 anos testaram positivo, além de três adolescentes entre 11 a 19 anos e um menor de um ano de idade, revela o levantamento.

Notificações X casos descartados - Desde o início da pandemia, o município reportou 357 casos suspeitos da doença. Desses, no entanto, 241 foram descartadas por exames laboratoriais, 86 já concluíram o período de quarentena e não apresentam sintomas da doença, além dos 3 óbitos, 12 estão em isolamento domiciliar e 15 pessoas estão aguardando resultado de exames laboratoriais.

Fotos: Assessoria PMB