01/03/2023 às 10:01, Atualizado em 01/03/2023 às 10:12

Prefeitura fortalece frentes de limpeza e segurança após temporal

Força-tarefa da Defesa Civil e Secretaria de Obras promove levantamento; apesar dos pontos que sofreram com alagamentos e quedas de árvores, não houve necessidade de realocar famílias

Limpeza e desobstrução das vias estão entre as prioridades das equipes. FOTOS: Maicon Araújo – Prefeitura de Batayporã.
Foto: Maicon Araújo - Prefeitura de Batayporã

A Prefeitura de Batayporã reforça as operações de limpeza e de promoção da segurança pública após o temporal registrado na noite da última terça-feira (28). As fortes chuvas e os ventos intensos causaram transtornos em diversas regiões do município, como quedas de árvores, galhos, destelhamento da parte externa do Pronto Atendimento Médico e o transbordamento da Lagoa do Sapo. Porém, não há registros de ocorrências graves.

De acordo com o bombeiro militar e coordenador municipal da Defesa Civil em Batayporã, Gilberto Batista dos Santos, a água chegou a invadir cerca de 50 residências próximas à Lagoa, mas em nenhuma delas houve necessidade de realocar famílias. “Fizemos vistorias e atendemos algumas solicitações, mas os moradores estão bem. Ninguém precisou sair e os danos não são graves”, explicou o profissional.

No momento, os servidores da Secretaria Municipal de Obras, Desenvolvimento Econômico, Turismo e Meio Ambiente (Sodeta) se concentram na limpeza e desobstrução de vias. A retirada da lama e o corte de árvores caídas são a prioridade. “É uma questão de segurança. Estamos removendo esses obstáculos para evitar acidentes”, complementou.

O prefeito Germino Roz ressaltou que também foram deslocadas frentes de trabalho para a zona rural. “Infelizmente, ficamos um longo período sem comunicação por conta da queda da energia elétrica e da telefonia. Agora, está sendo possível mensurar os danos. Estamos prestando apoio às pessoas e nos concentrando nos pontos intrafegáveis e cabeceiras de pontes. Essas áreas apresentam riscos após as enxurradas”, detalhou o Chefe do Executivo.

Germino ressaltou ainda que todas as equipes tem trabalhado com máxima celeridade. “É um momento que demanda muito de todos nós. Estamos correndo para conter esses e outros transtornos o mais breve possível. Por enquanto, já agradecemos pelo fato de as pessoas estarem bem, em segurança e sem precisar deixar suas residências”, finalizou.