27/09/2022 às 11:45, Atualizado em 27/09/2022 às 12:13

Serviço de Inspeção é reformulado em Batayporã; selo garantirá comercialização em mais municípios

Além de elevar padrão de qualidade, produtos de origem animal poderão ser vendidos nos municípios integrantes do Codevale

Selo garante condições sanitárias de produção, proporciona segurança ao consumidor e eleva qualidade dos produtos. Imagem: Edição Freepik.

A Prefeitura de Batayporã, por meio da Lei Municipal n. 1.294, de 9 de setembro de 2022, reformulou o Serviço de Inspeção Municipal de Produtos de Origem Animal, vinculado à Secretaria Municipal de Obras, Desenvolvimento Econômico, Turismo e Meio Ambiente (Sodeta). Com a medida, o comércio e a indústria local podem solicitar o Selo de Inspeção Municipal (Simc).

Conforme explicou o médico veterinário Rafael Olegário, o selo é participativo ao Consórcio Público do Vale do Ivinhema (Codevale). “Além de Batayporã, os produtos inspecionados têm autorização de comercialização nos demais municípios consorciados - Anaurilândia, Angélica, Bataguassu, Brasilândia, Ivinhema, Nova Andradina, Santa Rita do Pardo, Taquarussu e Novo Horizonte do Sul”, detalhou o profissional.

“A fiscalização dos produtos de origem animal, os chamados ‘POA’, é obrigatória por Lei Federal. No caso do selo municipal, trata-se de uma garantia de segurança para o consumidor e também de uma série de vantagens para quem produz. O processo é mais ágil e, com o padrão higiênico-sanitário, o produto agrega valor e qualidade. Isso vale para diversos produtos, como carnes, mel, ovos, embutidos, pescados, leite, etc...”, complementou o médico veterinário.

No site da Prefeitura de Batayporã – bataypora.ms.gov.br – é possível encontrar link com orientações sobre o Serviço de Inspeção, com explicações técnicas e a íntegra da Lei Municipal n. 1.294. Mais informações também podem ser consultadas diretamente na Sodeta, pelo telefone 67 3443 1606. O horário de funcionamento da Secretaria vai das 7h às 13h, de segunda a sexta-feira.