Please ensure Javascript is enabled for purposes of Acessibilidade

14/01/2022 às 12:32, Atualizado em 14/01/2022 às 13:39

Batayporã inicia vacinação de crianças contra Covid-19 neste sábado

Vacina pediátrica é diferente dos imunizantes administrados em adultos; campanha começa com crianças de 11 anos completos e crianças de 5 a 11 anos com comorbidades

Cb image default

A Secretaria Municipal de Saúde de Batayporã inicia neste sábado (15) a vacinação contra Covid-19 de crianças com 11 anos completos e crianças de 5 a 11 com comorbidades ou deficiências permanentes. A imunização começa às 7h30, na Estratégia de Saúde da Família (ESF) Santa Luzia, e segue até a finalização do lote de vacinas.

Durante live transmitida na sexta-feira (14), a secretária Letícia Sanches e a coordenadora de imunização, Ângela Rocha, esclareceram dúvidas sobre a estratégia. “Essa é uma resolução do Ministério da Saúde, pautada em estudos e critérios técnicos. O Brasil já registrou ao menos 324 mortes de crianças na faixa etária de 5 a 11 anos em decorrência de Covid-19. Devemos nos prevenir”, alertou Letícia.

Para iniciar a campanha, a Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul (SES-MS) encaminhou 60 doses da vacina pediátrica da Pfizer. Outros lotes serão recebidos pelo município até a conclusão da imunização das crianças de 5 a 11 anos em geral.

“Estabelecemos os critérios para começar, mas vamos avançar até que todas as crianças dessa faixa sejam vacinadas. Vale lembrar que a vacina das crianças é diferente das vacinas aplicadas nos adultos, e também temos protocolos diferenciados para garantirmos segurança”, explicou a coordenadora de imunização.

As profissionais ressaltaram ainda o efeito positivo da vacinação mesmo diante da recente alta do número de casos confirmados de Covid-19. “Graças ao efeito das vacinas, não temos no momento registros de internações no sistema, nem de quadros graves ou óbitos. Precisamos completar o esquema vacinal dos adultos e apoiar a vacinação das crianças, além de manter os demais cuidados”, analisou a secretária de Saúde.