03/03/2022 às 09:40, Atualizado em 03/03/2022 às 09:44

Batayporã promove Dia D de vacinação infantil nesta sexta-feira (04)

Município tem ampliado estratégia para alcançar metas de imunização contra Covid-19 entre as crianças de 5 a 11 anos

A Secretaria Municipal de Saúde de Batayporã promove mais um Dia D de vacinação infantil contra a Covid-19 nesta sexta-feira (04). Crianças de 5 a 11 anos com e sem comorbidades serão vacinadas na Escola Estadual Braz Sinigáglia, das 7h30 às 10h, e das 13h30 às 15h30.

Conforme explicou a enfermeira coordenadora municipal de imunização, Ângela Rocha, a vacinação das crianças ainda enfrenta desafios. “Estamos indo bem de modo geral, mas ainda temos muitos pais que não levaram os filhos para serem vacinados. Isso é preocupante. Voltamos às aulas, e a tendência é que a transmissão aumente consideravelmente”, explicou.

Segundo o vacinômetro da Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul (SES-MS), Batayporã já vacinou 57,61% das crianças entre 5 e 11 anos. São 715 doses aplicadas de um total estimado em pelo menos 1.241. “Não tivemos intercorrências sérias. A vacina tem se mostrado segura. Precisamos da adesão de todos para concluirmos a meta e que a população adulta também complete a vacinação.

De acordo com o Instituto Butantan, a Covid-19 já é a segunda maior causa de morte de crianças e adolescentes de 6 a 17 anos no Brasil, enquanto a primeira causa são os acidentes de trânsito. Reportagem publicada pelo instituto no último dia 20 de janeiro, apontou que, desde o início da pandemia, 1.400 crianças já morreram devido à doença no País. Até a data, foram 1449 mortes de meninos e meninas de 0 a 11 anos e mais de 2.400 casos de síndrome inflamatória multissistêmica pediátrica associada à Covid-19.