23/03/2023 às 09:35, Atualizado em 23/03/2023 às 09:37

Com todos grupos prioritários liberados, vacinação bivalente em Batayporã acontece nesta sexta-feira (24)

Idosos com 60 anos ou mais, gestantes e puérperas, trabalhadores da Saúde e pessoas com deficiência permanente estão entre o público incluído nesta etapa

A vacinação bivalente contra a Covid-19 foi ampliada pelo Ministério da Saúde e, em Batayporã, a imunização de todos os grupos prioritários inicia nesta sexta-feira (24), na Feira Municipal, das 7h30 às 10h30. Para receber a vacina bivalente, é necessário estar com o esquema primário em dia.

Com a nova resolução, serão atendidos: idosos com 60 anos de idade ou mais; pessoas vivendo em instituições de longa permanência a partir dos 12 anos ou mais e seus trabalhadores; indígenas, quilombolas e ribeirinhos (12 anos ou mais); gestantes e puérperas; pessoas com deficiências permanentes (12 anos ou mais); trabalhadores da Saúde; imunocomprometidos (12 anos ou mais); população privada de liberdade e adolescentes em medidas socioeducativas; e funcionários do Sistema de Privação de Liberdade.

De acordo com o Ministério da Saúde, a vacina conta com cepas atualizadas contra o coronavírus, incluindo a proteção contra a variante Ômicron. Como se trata de uma dose de reforço, logo, para receber a vacina bivalente, é preciso estar com o esquema primário completo, ou seja, ter recebido no mínimo duas doses das vacinas monovalentes.

A enfermeira coordenadora municipal de imunização, Ângela Rocha, enfatizou o chamado para que a população se vacine. “Não podemos nos esquecer de que a Covid-19 ainda é uma doença grave, que continua contaminando as pessoas e levando vidas. A vacina nos trouxe condições de enfrentar o coronavírus correndo menos risco. Não apenas os grupos prioritários, com a vacina bivalente neste momento, mas todos os públicos, com o esquema primário, precisam atualizar a vacinação”, alertou a profissional.