Please ensure Javascript is enabled for purposes of Acessibilidade

31/03/2022 às 10:58, Atualizado em 04/04/2022 às 08:17

ESF Santo Antônio e Santa Luzia iniciam vacinação contra a Influenza nesta segunda-feira (4)

Primeira fase prioriza idosos e trabalhadores da Saúde; SUS também promove campanha contra o sarampo

Cb image default

A campanha de vacinação contra a gripe (Influenza) 2022 promovida em todo País pelo Ministério da Saúde inicia nesta segunda-feira (4). Em Batayporã, pessoas com 60 anos ou mais e trabalhadores da Saúde deverão procurar as salas de vacina das Estratégias de Saúde da Família (ESF) Santo Antônio e Santa Luzia, das 7h às 10h e das 13h às 16h.

Os grupos têm prioridade até o dia 2 de maio. Vale destacar que os trabalhadores da Saúde também receberão a vacina contra o sarampo, durante a 8ª Campanha Nacional de Seguimento e imunização contra a doença, promovida no mesmo período. Após a data, a segunda etapa passará a incluir outros públicos em ambas as estratégias.

A partir do dia 3 de maio até o dia 6 de junho, crianças de seis meses a 5 anos de idade poderão ser imunizadas contra o sarampo e contra a influenza. Já as gestantes, puérperas, povos indígenas, professores, pessoas com comorbidades, pessoas com deficiências, caminhoneiros, trabalhadores do transporte rodoviário coletivo, passageiros urbanos e de longo curso, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do sistema de privação de liberdade, população privada de liberdade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas serão imunizados apenas contra a gripe.

Segundo a enfermeira coordenadora municipal de imunização, Ângela Rocha, o período exige atenção e a população não deve ser negligente. “Não podemos nos esquecer de que registramos casos graves e até mesmo óbitos em Mato Grosso do Sul devido às cepas da Influenza. Falamos muito da vacina contra a Covid-19, mas a vacina contra a gripe também é fundamental, ainda mais neste momento em que voltamos a conviver nas escolas, nos ambientes de trabalho e em eventos”, analisa.

Vacina trivalente

A vacina Influenza trivalente utilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é produzida pelo Instituto Butantan. A formulação é constantemente atualizada para que a dose seja efetiva na proteção contra as novas cepas do vírus. A vacina será eficaz contra as cepas H1N1, H3N2 e tipo B.

Crianças

No caso das crianças de seis meses a menores de 5 anos que já receberam ao menos uma dose da vacina Influenza ao longo da vida em anos anteriores, deve se considerar o esquema vacinal com a apenas uma dose em 2022. Já para as crianças que serão vacinadas pela primeira vez, a orientação é agendar a segunda dose da vacina contra gripe para 30 dias após a primeira dose.

*Com informações do Ministério da Saúde.