07/12/2023 às 09:38, Atualizado em 07/12/2023 às 11:03

Geração Jovem conclui oficinas de fotojornalismo com Mostra de Trabalhos

Exposição audiovisual celebrou encerramento do ciclo e proporcionou visão prática da aprendizagem

Foto: Maicon Araújo - Prefeitura de Batayporã.

O projeto Geração Jovem, do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Jovens e Adolescentes (SCFV) de Batayporã, encerrou na última quarta-feira (06), o ciclo de oficinas de fotojornalismo. Cerca de 30 alunos concluíram a formação, que foi ofertada em dois módulos semestrais.

A oficina foi desempenhada por meio de parceria com o projeto Votorantim pela Infância e Adolescência (VIA), que fomenta iniciativas para apoiar o Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e proporciona recursos e estratégias que auxiliem na promoção dos direitos das crianças e dos adolescentes.

Ao longo das aulas, os estudantes tiveram contato com princípios de fotografia básica, captação e edição de áudio e vídeo, além de pressupostos da Comunicação Social e do Jornalismo. O trabalho foi conduzido pela empresa Focco Vídeo.

Segundo a coordenadora do SCFV, Laura Rodrigues, um diferencial das aulas foi o apoio a outras ações do Geração Jovem. “As oficinas se integraram a outros projetos. Então, tivemos muitas produções sobre campanhas e ações dentro de toda a Rede Socioassistencial, ligadas à Educação e também a outros temas de interesse deles. O aprendizado dos adolescentes acabou sendo um grande suporte”, avaliou a gestora.

Mostra Audiovisual

Para celebrar o encerramento do ciclo, os alunos expuseram a produção realizada durante as oficinas. Fotografias e vídeos foram exibidos para os convidados. Além das monitoras do projeto, servidores do Cras e de outros serviços da Proteção Social Básica conferiram a exposição.

“São os frutos colhidos durante a oficina. A exposição fotográfica retratou não apenas a maestria técnica adquirida, mas também a narrativa visual da evolução ao longo do curso. Além disso, um vídeo, simulando um jornal virtual, foi apresentado, destacando reportagens e entrevistas produzidas pelos participantes”, explicou o instrutor Rodrigo Souza. O instrutor ainda agradeceu pelo apoio dos servidores do SCFV. “Para não esquecer nenhum nome, na pessoa da monitora Daiane Farias, agradecemos a todos que colaboraram com o projeto”.

A secretária de Assistência Social, Maynara Wruck, avaliou a conclusão. “É a primeira vez que oficinas nessa modalidade acontecem em nosso município. O resultado foi super positivo. Nós vimos a dedicação e a evolução dos adolescentes, tanto profissionalmente quanto pessoalmente. Isso fortalece nossas políticas públicas para a juventude”, afirmou.