05/10/2023 às 12:06, Atualizado em 05/10/2023 às 12:09

Comcex de Batayporã realiza ações de prevenção à violência sexual de crianças e adolescentes

Mobilização marcou dia municipal voltado à campanha de combate à exploração sexual e quinzena de prevenção ao uso de drogas e entorpecentes

Foto: Maicon Araújo - Prefeitura de Batayporã

A Comissão de Enfrentamento da Violência e de Defesa dos Direitos Sexuais de Crianças e Adolescentes (Comcex) de Batayporã promoveu nesta quinta-feira (05), mobilização contra a violência sexual do referido público, em alusão ao Dia Municipal dedicado ao tema e também enfatizou a Quinzena de Prevenção, Orientação e Erradicação do Uso de Drogas e Substâncias Entorpecentes. Ambas campanhas são instituídas pela Lei Municipal nº 924/2011, de 30 de agosto de 2011.

A Comcex esteve presente no Paço Municipal e realizou intervenção junto aos servidores públicos. Na ocasião, a comissão promoveu orientações, distribuiu materiais informativos e divulgou os serviços de denúncia de casos de violação de direitos, como o Conselho Tutelar (67 99284 9955), Disque 100, Polícia Militar (190 e 67 99661 1694) e Polícia Civil (67 3443 1268), canais com anonimato garantido.

Foto: Maicon Araújo - Prefeitura de Batayporã

Segundo a assistente social e coordenadora da comissão, Letícia Giovanni, a ação é um marco para a data, mas outras mobilizações estão previstas. “Nossa ênfase neste ano é o aprimoramento da rede. Continuamos com o foco no combate à violência e à exploração, porém, também dedicamos atenção à capacitação dos servidores públicos e o estreitamento da parceria com o Sistema de Justiça. Precisamos acolher as vítimas e, principalmente, identificar as vulnerabilidades para prevenir situações de violação”, descreveu.

Para tanto, a equipe de Batayporã organiza palestra com o Comitê Estadual (Comcex MS) no próximo dia 16, na Câmara Municipal. “Vai ser um momento de aprendizado e nós esperamos que os participantes aproveitem a oportunidade”, completou Letícia.