16/10/2023 às 10:23, Atualizado em 16/10/2023 às 11:30

Servidores de Batayporã participam de capacitação para enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes

Foto: Jeferson Souza - Prefeitura de Batayporã.

Nesta segunda-feira (16), servidores ligados às secretarias municipais de Assistência Social; Educação, Cultura, Esporte e Lazer; e Saúde de Batayporã participaram de capacitação com o Comitê de Enfrentamento da Violência e de Defesa dos Direitos Sexuais de Crianças e Adolescentes (Comcex) de Mato Grosso do Sul.

A ação, que foi promovida pela Comcex Bata, comissão municipal que partilha dos objetivos do comitê e organiza as estratégias no contexto local, é alusiva aos dias 5 e 6 de outubro, marcos municipal e estadual, respectivamente, de enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes. O tema abordado foi “Contribuições para a melhoria do atendimento em rede”.

O momento contou com a participação de mais de 40 servidores e foi ministrado pela coordenadora do Comcex MS, Rosana Boaventura, e pela integrante Maria Beatriz Almeidinha Maia. A dupla acumula ampla experiência no âmbito da educação, saúde e gestão pública, além do engajamento em movimentos sociais.

Beatriz Almeidinha ressaltou abordagem multidisciplinar e engajamento da rede. Foto: Jeferson Souza - Prefeitura de Batayporã.
Para Rosana Boaventura, partilhar das experiências é fundamental. Foto: Jeferson Souza - Prefeitura de Batayporã.
Coordenadora da Comcex Bata, Letícia Giovanni, destacou colaboração dos colegas e vivências compartilhadas pelo comitê estadual. Foto: Jeferson Souza - Prefeitura de Batayporã.

As convidadas enfatizaram a integração dos servidores, com uma atuação multidisciplinar e a troca de experiências. “O partilhar é o mais importante. O Comcex MS precisa estar presente nos municípios e saber o que vocês estão fazendo. É uma troca, um diálogo entre o que podemos acrescentar e o que aprendemos com vocês”, afirmou Rosana.

Para a coordenadora da Comcex Bata, Letícia Giovanni, a colaboração dos colegas e as vivências trazidas pelas palestrantes proporcionaram aprendizagens significativas. “É uma contribuição que fortalece nossa rede. O tema é sensível, exige conhecimento, preparo e empatia. Ter uma mediação tão qualificada e a oportunidade de integrar diferentes profissionais é um grande diferencial”, avaliou.

Servidores da SMAS, SECEL e Saúde participaram da capacitação. Foto: Jeferson Souza - Prefeitura de Batayporã.