17/04/2024 às 11:49, Atualizado em 17/04/2024 às 13:43

Parceria entre Secel e Fundação de Cultura visa mais oportunidades para artesãos locais

Mutirão de emissão da Carteira Nacional do Artesão facilita processos para identificação profissional contribuindo com o fortalecimento e organização da categoria

Servidores e artesãos comemoraram emissão das carteirinhas. Foto: Ana Carla Barbosa Santi – Prefeitura de Batayporã

A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS) e a Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secel) realizam nesta quarta-feira (17), mutirão para emissão da Carteira Nacional do Artesão. A ação é promovida na Casa do Artesão, ao lado do Centro de Cultura Haroldo Lobo Ruiz.

As técnicas da FCMS, Rosemari Cardoso e Eliana Rodrigues, são as responsáveis pelo cadastramento dos dados dos artesãos e orientações para a categoria. “Eu sempre digo que a carteira é a porta de entrada para formar a associação de artesãos e para poder expor não apenas no município, mas também nas feiras que acontecem em todo o Brasil. O cadastro, por exemplo, possibilita a exposição na Casa do Artesão de Campo Grande e do Bioparque Pantanal. Na verdade, são inúmeras oportunidades”, explicou Rosemari.

Mailza é artesã há cinco anos e pretende ampliar participação em eventos. Foto: Ana Carla Barbosa Santi – Prefeitura de Batayporã.

A equipe local da Secel e da Prefeitura de Batayporã tem dado suporte técnico à ação e auxiliado no encaminhamento das artesãs e artesãos. “O departamento de Cultura e a Casa do Artesão foram estratégicos para a iniciativa e é gratificante ver como a procura está boa”, afirmou a presidente da Casa do Artesão de Batayporã, Rosimeire Bernadete dos Santos.

Logo pela manhã, uma variedade de técnicas já pôde ser conferida: costura criativa, trançados em pérolas e miçangas, crochê, pintura à mão, marcenaria e outras. As peças são concluídas pelos artesãos durante o cadastro e os registros são submetidos ao Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (SICAB).

Tina Santos faz múltiplas “costurices” e contou que sempre quis emitir a carteirinha. Foto: Ana Carla Barbosa Santi – Prefeitura de Batayporã.

Artesã há cinco anos, Mailza José dos Santos, produz chaveiros, os conhecidos “jacarezinhos”, confeccionados com linha e pérolas. Mailza aprovou o atendimento. “Foi muito bom, bem tranquilo. Deu tudo certo”, contou. A trabalhadora pretende produzir mais e ampliar a participação em eventos.

Esses também são os planos de Vicentina Gregório dos Santos, que criou a marca Tina Santos Costurices. Artesã há mais de 10 anos, Tina utiliza prioritariamente tecidos e tintas em suas peças, que vão desde acessórios, como nécessaires, porta-cartões e estojos a panos de prato, fraldas, guardanapos, etc... Ela contou que soube do mutirão por meio de uma amiga. “Como eu sempre quis tirar a carteirinha, ela me avisou. Agora era a hora e eu vim”, brincou.

Variedade de técnicas marca a produção local. Foto: Ana Carla Barbosa Santi – Prefeitura de Batayporã.
Foto: Ana Carla Barbosa Santi – Prefeitura de Batayporã.