29/06/2023 às 09:01, Atualizado em 29/06/2023 às 09:04

Batayporã conclui 1º processo de consulta pública para diretor escolar da Rede Municipal

Antes de votação nas candidatas aptas, processo acumulou diversas fases, como prova escrita, apresentação do plano de gestão e entrevista

Professores, funcionários administrativos, estudantes e seus pais foram às urnas. Foto: Secel.

A Prefeitura de Batayporã, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Lazer (Secel), concluiu o processo de consulta pública para a função de diretor escolar da Rede Municipal de Ensino. É a primeira vez que o município realiza eleições diretas para o cargo. Entre outras legislações, a medida vai ao encontro do Decreto nº. 24, de 18 de abril de 2023.

No último dia 24 de junho, a comunidade escolar foi às urnas. Em ambas escolas – Benedita Figueiró de Oliveira e Anízio Teixeira da Silva – as candidaturas foram únicas. As professoras Ana Lucia Pontes e Maria Sonia Gomes da Cruz Rodrigues, estiveram aptas a concorrer à direção das respectivas unidades após processo que acumulou diversas fases, como prova escrita, apresentação do plano de gestão e entrevista.

Da esq. para a dir. – professoras eleitas, Maria Sônia Gomes da Cruz e Ana Lucia Pontes. Foto: Arquivo Prefeitura de Batayporã.

A condução de toda a consulta pública foi feita por empresa terceirizada. A apuração, publicada em Diário Oficial na última quinta-feira (27), foi a seguinte: 97,18% de votos favoráveis na Escola Benedita Figueiró e 66,17% de votos favoráveis na Escola Anízio Teixeira. A posse das diretoras eleitas está prevista para o início de 2024.

Segundo a titular da Secel, Fernanda Scarlat, o processo foi um marco para o município. “Batayporã nunca havia realizado eleições para diretor escolar na Rede Municipal. Esse processo é um compromisso com a democracia, pois dá oportunidade aos professores e voz à comunidade”, analisou a secretária.