06/07/2023 às 11:46, Atualizado em 06/07/2023 às 11:49

Com mais de 1.030 votos, alunos elegem nova Câmara Mirim de Batayporã

Votação foi promovida nas escolas Anízio Teixeira Polo e Braz Sinigáglia; após processo eleitoral completo, com direito a material de campanha, vereadores terão sessão de posse no próximo dia 17 de julho

Secretária Fernanda Scarlat, prefeito Germino Roz e vice-prefeito Cacildo Paião foram acompanhar votação e incentivar os estudantes. Foto: Maicon Araújo – Prefeitura de Batayporã.

Na última quarta-feira (05), estudantes das escolas Anízio Teixeira da Silva Polo e Braz Sinigáglia, de Batayporã, elegeram os nove vereadores e os três suplentes que irão integrar a nova legislatura da Câmara Mirim. Ao todo, as urnas contabilizaram 1.036 votos em ambas unidades escolares onde foram registradas candidaturas. Destes, 1.031 votos foram válidos.

Após processo eleitoral completo, desde a elaboração do projeto de legislatura e campanha nas escolas, com direito a santinho, nome e número de urna, os parlamentares mirins também terão todo o rito de posse. No próximo dia 17 de julho, às 18h, está prevista sessão solene de posse e eleição da mesa-diretora da Câmara Mirim.

Segundo a secretária DE Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Fernanda Scarlat, a experiência proporcionada aos alunos gerou expectativa em toda a comunidade escolar. “Não apenas os estudantes candidatos, mas os eleitores também estavam muito ansiosos por essa eleição. A alegria de todos foi nítida”, descreveu a gestora.

Secel e unidades escolares deram suporte à votação. Foto: Maicon Araújo - Prefeitura de Batayporã

Para o prefeito Germino Roz, o projeto Câmara Mirim contribui com a formação política e ajuda a fortalecer a representatividade das crianças e adolescentes. “É importante que desde cedo tenhamos contato com esse processo. É gratificante ver os alunos empenhados em formular e apresentar propostas sérias, plausíveis e, principalmente, aprendendo mais sobre os três poderes e a Administração Pública. É preciso ensinar a boa política”, analisou.

Vereadores Mirins eleitos

Murilo Reis (209 votos)

Enzo Gabriel (165 votos)

Sofia Buccioli (109 votos)

Antony Gabriel (102 votos)

Eloá Rocha (92 votos)

Ken Radeke (77 votos)

Alice Marçal (71 votos)

Alice dos Santos (63 votos)

Isabella Rodrigues (44 votos)

Suplentes:

Emanuelly Vitória (42 votos)

Maria Branca (37 votos)

Tarcísio de Souza (25 votos)

Processo sério: após votação, estudantes recebem comprovante. Foto: Maicon Araújo - Prefeitura de Batayporã.

Câmara Mirim

Desde 2022, a Câmara Mirim tem garantido experiências significativas aos alunos. O grupo é formado por 12 estudantes das escolas Anízio Teixeira da Silva e Braz Sinigáglia. Os alunos têm aprendido sobre as dinâmicas do Executivo, Legislativo e do Judiciário, e até mesmo promovido ações sociais, a exemplo da campanha Natal Mais Doce, que arrecadou mais de 500 caixas de chocolate Bis para crianças de Batayporã.

Além das repartições públicas do município, recentemente, os vereadores mirins visitaram a Governadoria e a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul. A atividade promoveu conhecimentos práticos sobre Administração Pública e o diálogo com figuras políticas sobre processos eleitorais. Orientações, palestras, rodas de conversa e incentivo a planos de ação também fazem parte da rotina do projeto.