23/08/2023 às 12:25, Atualizado em 23/08/2023 às 12:37

Com peça de teatro infantil, Secel e PRF abrem projeto em Batayporã

Evento de abertura foi promovido na Escola Shiozo Takahashi e destacou educação e segurança no trânsito a partir de mensagem lúdica e acessível encenada por alunos da pré-escola II

Foto: Maicon Araújo – Prefeitura de Batayporã.

A Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Batayporã (Secel) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizaram nesta quarta-feira (23), na Escola Shiozo Takahashi, a abertura do projeto Educar PRF 2023. A ação visa incentivar a educação para o trânsito por meio de diversas ações pedagógicas.

O evento foi marcado pela apresentação teatral ‘A menina que parou o trânsito’, protagonizada por estudantes da pré-escola II orientados pelas professoras Deylla Cristina, Luciana Pereira e Letícia Nantes. Sob o formato de contação de história, o enredo da peça discutiu de forma lúdica junto às crianças questões complexas como atenção à sinalização de trânsito, segurança e cortesia entre motoristas e pedestres.

A abertura foi acompanhada pelo vice-prefeito Cacildo Paião, secretária Fernanda Scarlat, diretoras escolares da Rede Municipal de Ensino, vereadora mirim Sofia Buccioli, além de representantes do Detran/MS, Polícia Civil, Polícia Militar, Departamento Municipal de Trânsito e pelo chefe do Grupo de Educação para o Trânsito (Getran) da PRF, José Ricardo Cabreira Campos, juntamente com o subchefe Weverton Araújo da Mota.

Foto: Maicon Araújo – Prefeitura de Batayporã.

Todos os representantes enfatizaram o engajamento da comunidade escolar com o Educar PRF. “Essa parceria é muito importante e nós temos mais projetos presentes na nossa rede, como o Fetran (Festival de Teatro para o Trânsito). Os professores e os alunos se dedicam muito e o resultado são iniciativas maravilhosas”, afirmou a titular da Secel, Fernanda Scarlat.

O chefe do Getran também comentou o projeto. “São aprendizados que eles (alunos) vão se lembrar desde pequeninos. A PRF quer que as crianças se conscientizem que o nosso trânsito não está bom e é preciso melhorar. Ficamos contentes porque são ações que elas gostam e participam”, analisou José Campos.

Os trabalhos produzidos ao longo do Educar PRF serão compartilhados em exposição prevista para o mês de novembro. O evento deverá encerrar as atividades de 2023, ocasião em que será possível conferir as estratégias promovidas pelos docentes, que são diversificadas e envolvem desde atividades com peças de teatro, músicas e leituras até visitas técnicas, jogos e trabalhos manuais.