18/07/2023 às 08:41, Atualizado em 18/07/2023 às 09:06

Com plenário lotado, Câmara Mirim de Batayporã toma posse durante sessão solene

Solenidade contou com todo o rito formal de posse e eleição da mesa-diretora; além da comunidade escolar, Casa de Leis recebeu autoridades locais

Autoridades locais prestigiaram cerimônia de posse e diplomação dos vereadores-mirins. Foto: Maicon Araújo – Prefeitura de Batayporã.

Após eleições nas escolas Anízio Teixeira da Silva Polo e Braz Sinigáglia, os estudantes que compõem a Câmara Mirim de Batayporã tomaram posse durante sessão solene na última segunda-feira (17), na Câmara Municipal. A cerimônia contou com todo o rito formal de diplomação e posse de vereadores para o biênio 2024/2025 e lotou o plenário da Casa de Leis.

O evento recebeu a presença da comunidade escolar, familiares dos alunos, do defensor público Marcel Leonardo Gaio, do presidente do Legislativo, João Paulo Souza, vereadores, secretários municipais, vice-prefeito Cacildo Paião e prefeito Germino Roz, dentre outros representantes locais.

Na ocasião, também foi empossada a mesa-diretora da Câmara Mirim, com a seguinte chapa eleita: Alice do Santos Freitas (presidente); Enzo Gabriel Pinheiro da Rocha (vice-presidente); Murilo da Silva Reis (1º secretário); e Ken Cen Radeke (2º secretário). A legislatura é composta ainda pelos estudantes Sofia Buccioli, Antony Gabriel, Eloá Rocha, Alice Marçal, Isabella Rodrigues, Emanuelly Vitória, Maria Branca e Tarcísio de Souza, sendo os três últimos suplentes.

Alunos elegeram mesa-diretora. Foto: Maicon Araújo – Prefeitura de Batayporã.

Para a presidente da Câmara Mirim, o processo eletivo e a posse foram um misto de emoções. “Eu estava muito confiante, mas também com medo. Eu queria muito ser vereadora, mas tinha o medo de perder. É muito legal a experiência porque aprendi muitas coisas que vou levar para minha vida e aprendi muita coisa sobre a política, coisas que eu não sabia”, descreveu Alice Freitas.

Segundo a secretária de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Fernanda Scarlat, o apoio do Governo Municipal, da equipe da pasta e a parceria da Poder Legislativo foram fundamentais para efetuar uma sessão de posse organizada e com engajamento da comunidade.

“A Secel tem se esforçado muito com esse projeto e temos todo o respaldo do prefeito Germino para proporcionar cada vez mais oportunidades de aprendizado aos estudantes. Agradeço pela dedicação da minha equipe e também à equipe da Casa de Leis, que nos apoiou e auxiliou prontamente”, avaliou a gestora.

Câmara Mirim conta com nove vereadores e três suplentes. Foto: Maicon Araújo – Prefeitura de Batayporã.
Presidente Alice Rodrigues afirmou que o projeto proporciona muitas aprendizagens sobre a dinâmica política. Foto: Maicon Araújo – Prefeitura de Batayporã.
Rito completo: estudantes receberam diploma de vereador mirim. Foto: Maicon Araújo – Prefeitura de Batayporã.
Representantes locais e comunidade escolar compareçam em peso para a posse. Foto: Maicon Araújo – Prefeitura de Batayporã.

O prefeito Germino Roz finalizou a solenidade com seu pronunciamento e destacou a necessidade de envolver os alunos no processo político. “É importante frisar que a Câmara Mirim visa ensinar a boa política, a política técnica, com ênfase em uma gestão pública eficiente. São princípios de cidadania que buscamos difundir entre as crianças e que pavimentam o caminho para lideranças comprometidas com a coletividade”, ressaltou o chefe do Executivo.

Câmara Mirim

Desde 2022, a Câmara Mirim tem garantido experiências significativas aos alunos. O grupo é formado por 12 estudantes das escolas Anízio Teixeira da Silva e Braz Sinigáglia. Os alunos têm aprendido sobre as dinâmicas do Executivo, Legislativo e do Judiciário, e até mesmo promovido ações sociais, a exemplo da campanha Natal Mais Doce, que arrecadou mais de 500 caixas de chocolate Bis para crianças de Batayporã.

Além das repartições públicas do município, recentemente, os vereadores mirins visitaram a Governadoria e a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul. A atividade promoveu conhecimentos práticos sobre Administração Pública e o diálogo com figuras políticas sobre processos eleitorais. Orientações, palestras, rodas de conversa e incentivo a planos de ação também fazem parte da rotina do projeto.