24/11/2023 às 12:56, Atualizado em 24/11/2023 às 15:57

Secel finaliza semana com mostras especiais de projetos pedagógicos

Feira do Saber, Educar PRF e Jovens Empreendedores Primeiros Passos são algumas das iniciativas desenvolvidas ao longo do ano letivo na Rede Municipal de Ensino

Foto: Maicon Araújo e Thaís Nogueira – Prefeitura de Batayporã.

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secel) de Batayporã encerra nesta sexta-feira (24) a semana especial de mostras de projetos pedagógicos desenvolvidos nas escolas Anízio Teixeira da Silva (polo e extensão), Benedita Figueiró de Oliveira e Shiozo Takahashi. Em destaque estiveram a Feira do Saber, Projeto Educar PRF, e Jovens Empreendedores Primeiros Passos.

A Feira do Saber é um momento importante para a comunidade, já que permite às famílias e à escola um espaço de interação durante a exposição dos trabalhos desenvolvidos ao longo do ano. Em cada sala, é possível conferir atividades feitas pelos estudantes e perceber de modo prático parte do processo de aprendizagem.

Também é durante a Feira do Saber que alunos e professores expõem o resultado do projeto de educação para o trânsito ‘Educar PRF’, promovido em parceria com a Polícia Rodoviária Federal. Neste ano, a mostra foi acompanhada pelo inspetor Paulo Palhari, da Delegacia da PRF em Dourados. O profissional elogiou o trabalho e enalteceu outra parceria do município por meio da participação no Festival Temático de Teatro para o Trânsito (Fetran).

Outras iniciativas presentes na Feira são o MS Alfabetiza e Agrinho, que contam com o apoio do Estado de Mato Grosso do Sul, além de diversas intervenções com ênfase em datas de conscientização, como Maio Amarelo, Dia Mundial da Água, Dia Nacional da Consciência, dentre outras.

Foto: Maicon Araújo e Thaís Nogueira – Prefeitura de Batayporã.

Na Educação Infantil, o tema ‘finanças’ fez sucesso entre os alunos. Os aprendizes foram recompensados com a Benteca, Anteca e Shioteca, moeda interna que leva o nome do projeto desenvolvido em cada escola e é adquirida após uma série de vivências. Esse “dinheirinho” é utilizado pelos alunos para compras de brinquedos e guloseimas na feirinha, proporcionando uma experiência singular de educação financeira dentro do ambiente escolar.

No Ensino Fundamental, a Escola Anízio Teixeira tem se destacado com iniciativas voltadas ao empreendedorismo e à valorização da diversidade. A unidade sedia os projetos Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), em parceria com o Sebrae/MS por meio do Cidade Empreendedora, Meu Cabelo Black Power ao Vento, coordenado pela professora Enilze Breguedo, Cabelo Maluco, entre outros.

Ao longo da semana, a titular da Secel, Fernanda Scarlat, o prefeito Germino Roz e o vice-prefeito, Cacildo Paião, visitaram as escolas para conferir os trabalhos. “São metodologias diversificadas e o resultado é riquíssimo. Temos orgulho do trabalho realizado pelas professoras e professores, que têm envolvido os alunos e proporcionado grandes experiências de aprendizagem e incentivado o protagonismo dos estudantes, que estão cada vez mais propositivos”, afirmou a secretária municipal.

Feirinha do JEPP

Nesta sexta-feira (24), a Escola Anízio sediou a Feirinha do JEPP, que representa o fechamento do trabalho realizado com os estudantes do Ensino Fundamental na temática do empreendedorismo. Segundo a gestora estadual do programa Educação Empreendedora do Sebrae/MS, Priscila Veloso, a instituição capacita os professores para que o assunto seja abordado em sala de aula, de acordo com a faixa etária de cada turma.

Em Batayporã, os estudantes desenvolveram os projetos Locadora de Produtos, Brinquedos Ecológicos e Sabores e Cores. As estratégias também foram conferidas pelo mobilizador do Sebrae, Hítalo Silva, e pela analista Idete Boschetti.