15/07/2022 às 16:46, Atualizado em 16/07/2022 às 09:49

Secretaria Municipal de Educação de Batayporã realizou o projeto “Oficina das Emoções”

Assessoria de Comunicação PMB

Entre os dias 12 e 14 de julho, a Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte E Lazer (SECEL) desenvolveu a “Oficina das Emoções”, projeto que tem como objetivo instruir crianças de 4 a 12 anos a lidarem com emoções primárias, como medo, tristeza, raiva, alegria e nojo. O projeto foi desenvolvido por Fernanda Scarlat Martins, Secretária de Educação no município de Batayporã.

De forma lúdica, a Oficina das Emoções ensinou a identificar e nomear as emoções, além de favorecer a socialização e novas amizades, desenvolver trabalho em equipe, empatia, inteligência emocional, gerenciamento das emoções e compartilhamento de experiências sem julgamento. Ademais, a empatia foi uma das emoções mais trabalhadas, por se tratar de um sentimento complexo, onde é explorada a emoção de colocar-se no lugar do próximo, sem julgamentos, a fim de compreender com clareza como o próximo se sente.

Segundo Fernanda, “trabalhar as emoções desde cedo é fundamental. É o reconhecimento das emoções que vai auxiliar as crianças a se compreenderem e a lidarem melhor com situações e com os seus sentimentos”.

Além disso, o projeto, realizado no Centro de Cultura Haroldo Lobo Ruiz, contou com sessão de cinema, com exibição do filme Divertidamente, animação cujo tema abordado é o gerenciamento emocional infantil.