28/07/2023 às 15:28, Atualizado em 28/07/2023 às 15:51

Segurança do Trabalho: Secretaria de Obras promove evento educativo e inicia entrega de novos uniformes

Programação alusiva ao Dia Nacional de Prevenção a Acidentes do Trabalho lotou sede do projeto Conviver para o 1º Circuito de Conhecimento Interativo da Sodeta

FOTO: Maicon Araújo – Prefeitura de Batayporã.

Nesta sexta-feira (28), a Prefeitura de Batayporã, por meio da Secretaria Municipal de Obras, Desenvolvimento Econômico, Turismo e Meio Ambiente (Sodeta), promoveu o 1º Circuito de Conhecimento Interativo. O evento é alusivo ao Dia Nacional de Prevenção a Acidentes do Trabalho, celebrado em 27 de julho. Além de palestras sobre o tema, o Poder Executivo realizou a entrega simbólica dos novos uniformes funcionais, que serão distribuídos a partir da próxima semana a todos servidores da pasta juntamente com as reposições necessárias de itens de EPI (equipamento de proteção individual).

Cerca de 80 trabalhadores compareceram à sede do projeto Conviver para a programação, que também contou com a presença do prefeito Germino Roz, do vice-prefeito Cacildo Paião, secretariado municipal e do representante do Poder Legislativo, vereador João Carlos Souza. Na ocasião, os gestores enfatizaram o compromisso de todas as equipes da Secretaria e o empenho da Administração em proporcionar as devidas condições de trabalho.

Durante a abertura do evento, o titular da Sodeta, Renan Bom, destacou o empenho dos servidores para proporcionar um momento diferenciado aos trabalhadores. “Todo mundo se esforçou muito para que esse evento acontecesse. Agradeço pela dedicação e, principalmente, pela presença de vocês. Tanto os uniformes, quanto os EPI e o conhecimento que vamos adquirir representam o respeito e a preocupação que a Prefeitura tem com o bem-estar de vocês”, disse aos servidores.

FOTO: Maicon Araújo – Prefeitura de Batayporã.

De acordo com o Executivo, foram investidos cerca de R$ 28 mil na aquisição de kits de uniformes para todas as frentes da Sodeta, incluindo servidores administrativos. O destaque vai para as peças voltadas aos garis, mecânicos, braçais e motoristas, que vão desde camisas e calças a macacões, coletes e faixas refletivas, dentre outros itens. A proteção completa vai impactar diretamente na melhoria da atividade dos trabalhadores. O prefeito Germino Roz reforçou o compromisso da Prefeitura em garantir as aquisições.

“Essa é mais uma meta que conseguimos atingir. Há um processo legal de compras que precisamos respeitar e hoje pudemos iniciar essa entrega aos servidores. Eu sempre gosto de lembrar que tudo que estamos alcançando em nossa cidade é reflexo do trabalho de vocês. Não só em termos de organização estrutural, mas cada atividade exercida pelos trabalhadores da Sodeta impacta diretamente no bem-estar da cidade diariamente”, enfatizou Germino aos funcionários.

Segurança e sinergia

Além dos anúncios da Administração, os trabalhadores contaram com duas palestras. A engenheira de Segurança do Trabalho, Gleice Copede Piovesan, ministrou com o apoio do setor de Recursos Humanos o tema ‘Prevenção de riscos ocupacionais nos ambientes de trabalho da Sodeta’. A profissional enfatizou o fator conscientização para a diminuição de riscos. “Na verdade, precisamos ressaltar que o EPI não é o quesito principal a ser considerado. Primeiro, o trabalhador precisa ter consciência do agente causador do risco. A atenção é o fator principal”, esclareceu.

Já a diretora de projetos do Poder Executivo, professora e pedagoga, Ana Maria de Almeida Silva, enfatizou os processos de produtividade, motivação e trabalho em equipe. Com dinâmicas e o compartilhar de experiências pessoais, a servidora promoveu um ambiente de sinergia entre os trabalhadores.

A assessora técnica Ivonete Souto foi uma das trabalhadoras que participaram das atividades. “Foi muito bacana ver que o pessoal interagiu e curtiu o momento. É uma oportunidade de integração, porque encontramos colegas que nem sempre temos oportunidade de ver no dia a dia. Também tivemos informações muito importantes sobre prevenção a acidentes e sobre como cuidar da nossa imagem profissional, um aprendizado que vale para todas as funções”, pontuou a servidora.

Motivação

O evento, que também teve coffee break e a entrega de uma lembrança aos trabalhadores, ainda contou com participações da comunidade. O intuito foi disponibilizar um retorno sobre os serviços desempenhados. O produtor rural Givanildo Martins dos Reis, morador do Assentamento São João, conversou com as equipes. O munícipe elogiou o trabalho de manutenção e melhoria das estradas rurais. “Vocês estão de parabéns. Por muitos anos, nós sofremos com as estradas. Hoje, está tudo lindo e sempre que precisamos vocês vêm ajudar”, pontuou.

A professora Tereza Dan, servidora pública há 40 anos e membro da Paróquia Santo Antônio de Pádua, também conversou com os presentes e finalizou o momento motivacional. “Eu digo sempre que, sem meus colegas de trabalho, eu não sou nada. Todos nós somos importantes e precisamos uns dos outros. Vocês são fundamentais e têm muito valor”, afirmou.