20/11/2023 às 14:31, Atualizado em 20/11/2023 às 15:36

Departamento de Meio Ambiente conclui oficinas educativas com o Geração Jovem

Grupo de adolescentes participou de projeto de educação ambiental e realizou visitas técnicas para conhecer dinâmica da coleta seletiva em Batayporã

No Viveiro Municipal, estudantes discutiram a relação entre reflorestamento e manejo de resíduos sólidos. Foto: SCFV Batayporã

Cerca de 20 adolescentes participantes do projeto Geração Jovem, ligado ao Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de Batayporã, concluíram o ciclo de oficinas de educação ambiental promovido pelo Departamento de Meio Ambiente da Secretaria Municipal de Obras, Desenvolvimento Econômico, Turismo e Meio Ambiente (Sodeta).

Ao longo de sete semanas, o grupo participou de rodas de conversa e palestras mediadas pelo assessor Douglas Leite, além de visitas técnicas. “Nós buscamos variar as metodologias e utilizamos vários recursos, como vídeos, textos motivadores e a aprendizagem em campo”, descreveu o profissional. Todas as atividades tiveram por objetivo a conscientização sobre a importância da separação do lixo e práticas sustentáveis.

Dois destaques do projeto foram as visitas ao Viveiro Municipal e às áreas de seleção de recicláveis e de transbordo de rejeitos. A intenção foi discutir de modo prático a relação entre reflorestamento e manejo de resíduos sólidos e proporcionar a visualização do trabalho das recicladoras no centro de triagem. “Foram atividades muito importantes, porque a visualização no local gera sensibilização e agrega muito à construção de uma consciência sobre o impacto das nossas ações diárias”, concluiu Leite.