03/10/2023 às 08:58, Atualizado em 03/10/2023 às 11:13

Projeto da Escola Braz pauta coleta seletiva e mobiliza Sodeta

Com o nome ‘De mãos unidas pelo meio ambiente’, iniciativa tem caráter interdisciplinar

Estudantes mediaram bate-papo com linguagem acessível e objetiva. Imagem: Youtube

Recentemente, estudantes do 8º ano D da Escola Estadual Braz Sinigáglia mobilizaram a Secretaria Municipal de Obras, Desenvolvimento Econômico, Turismo e Meio Ambiente (Sodeta) de Batayporã em um projeto interdisciplinar de educação ambiental. Três alunas realizaram entrevista com o assessor do Departamento de Meio Ambiente, Douglas Leite, a fim de sanar dúvidas e difundir informações acerca da coleta seletiva realizada pela Prefeitura.

Com tom dinâmico e objetivo, o bate-papo está disponível no Youtube e foi mediado pelas estudantes Milena Pereira, Any Ribeiro e Náthaly Santos. As aprendizes são orientadas pelas professoras Juliane Ferreira de Araújo Santos, Rosicler da Conceição Chagas e Elisangela Heiderich Mendes Wruck. A atividade integra o projeto “De Mãos Unidas, pelo Meio Ambiente: buscando alternativas para o descarte correto dos resíduos sólidos” e envolve as disciplinas de Ciências e Geografia.

De acordo com as docentes, o objetivo é proporcionar o conhecimento e a conscientização dos estudantes acerca dos temas resíduos sólidos e seu descarte correto, meio ambiente e cidadania, desenvolvendo a construção de atitudes para a preservação e o desenvolvimento sustentável. A iniciativa tem sido desenvolvida desde o mês de junho com múltiplas atividades e segue até o mês de outubro.

Para o assessor da Sodeta, a contribuição da escola é fundamental. “Isso é muito positivo porque mostra uma integração da comunidade com a atuação do Poder Público. Outro ganho é a linguagem. Tanto as professoras quanto as estudantes têm apresentado o tema de forma acessível, mostrando todo o caráter científico e gerando interesse dos adolescentes. Isso nos auxilia muito a conscientizar as pessoas sobre a importância da coleta”, analisou o entrevistado.

A íntegra da entrevista pode ser acessada por meio de link do canal da professora Elisangela Heiderich no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=ZLy08QlwGSQ .