19/02/2024 às 11:25, Atualizado em 19/02/2024 às 11:46

Sodeta ministra capacitação para servidores e visa melhoria da coleta seletiva

Dinâmica buscou alinhar ações e acolher demandas dos profissionais da limpeza urbana para aprimorar prestação de serviço

FOTO: Maicon Araújo – Prefeitura de Batayporã.

A Secretaria Municipal de Obras, Desenvolvimento Econômico, Turismo e Meio Ambiente (Sodeta) de Batayporã promoveu nesta segunda-feira (19) capacitação para trabalhadores da coleta seletiva e de resíduos domésticos. Cerca de 12 pessoas receberam orientações técnicas e também compartilharam demandas da área com foco no aprimoramento dos serviços prestados.

O assessor especial da pasta, Douglas Leite; o diretor de Meio Ambiente, Claudir Morais (Dinho Car); e o secretário municipal Renan Bom conduziram o momento. A equipe destacou a necessidade de refinar os mecanismos de identificação dos materiais (recicláveis e rejeitos) e discutiu estratégias de conscientização da população.

“Essa capacitação faz parte do projeto ‘Lixo que não é lixo’, que inclui uma série de ações para fortalecer o serviço de coleta de recicláveis. A intervenção com os servidores é apenas o primeiro passo. Eles são um público estratégico porque nos auxilia a monitorar detalhes da dinâmica”, explicou Leite.

FOTO: Maicon Araújo – Prefeitura de Batayporã.

Segundo os gestores, a participação foi positiva. “Os trabalhadores deram sugestões e também relataram os desafios que encontram no dia a dia. O maior deles é a separação dos materiais: os moradores precisam separar reciclável de rejeito e também ter cuidado com o lixo doméstico. Infelizmente, as pessoas depositam de tudo nos tambores e dificultam muito as duas coletas”, complementou o diretor Dinho Car.

Agora, o grupo alinha novas intervenções com foco na comunidade, como novas campanhas educativas e o apoio aos moradores para a sinalização dos descartes.