18/05/2023 às 11:22, Atualizado em 18/05/2023 às 11:36

18 de maio: em Batayporã, participantes do SCFV reforçam combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

No dia nacional de mobilização, grupo chamou a atenção com flor símbolo da campanha e destacou pauta preventiva

Flores amarelas são símbolo da campanha e representam a pureza e a alegria da infância. Foto: Maicon Araújo – Prefeitura de Batayporã.
Foto: Maicon Araújo – Prefeitura de Batayporã.

Nesta quinta-feira (18), é celebrado o Dia Nacional de Mobilização e Combate ao Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes. Em Batayporã, a campanha Faça Bonito é reforçada pela Comcex (Comissão Municipal de Enfrentamento à Violência Sexual de Crianças e Adolescentes), que tem executado ações preventivas. Para marcar a data, o grupo organizou ato público junto aos participantes do Serviço Social de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).

Na rotatória localizada no cruzamento das avenidas Brasil e Antônia Spinosa Mustafá, crianças e adolescentes acrescentaram ao canteiro as flores símbolos da campanha. A intervenção foi precedida por uma caminhada e por um passeio de trenzinho, que também contaram com servidores da Rede Socioassistencial. O objetivo foi intensificar a mensagem de conscientização.

Segundo a vice-coordenadora da Comcex, Claudia Macedo, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) trabalha a prevenção de agravo durante todo o ano, mas dar visibilidade ao assunto é o diferencial da campanha. “É preciso informar e sensibilizar a sociedade para juntos ajudarmos a proteger nossas crianças e adolescentes desses abusos”, complementou a gestora.

Até o fim do mês, a Comcex ainda promoverá mais ações educativas, como panfletagens e orientações nas escolas e na Estratégia de Saúde da Família Santo Antônio, do Núcleo Urbano dos Assentamentos. No dia 26, está prevista entrevista do delegado de Polícia Civil e membro da comissão, Filipe Davanso Mendonça, à Rádio Cidade FM. A Rede Socioassistencial também tem pleiteado momento de capacitação com a equipe da Comcex Estadual.

Foto: Maicon Araújo - Prefeitura de Batayporã
Comcex, Rede Socioassistencial, crianças e adolescentes promoveram conscientização. Foto: Maicon Araújo – Prefeitura de Batayporã.

Abertura oficial da campanha

A abertura oficial da campanha Faça Bonito em Batayporã ocorreu na última segunda-feira (15), durante sessão ordinária da Câmara de Vereadores. Além da participação da coordenação na tribuna, com ênfase nas ações a serem realizadas e o pedido de engajamento da comunidade, o coral das crianças e adolescentes do SCFV interpretou a canção ‘Seu corpo é um tesourinho’, tema da mobilização.

A secretária de Assistência Social, Maynara Wruck, destacou a participação dos servidores e da sociedade civil na iniciativa. “Fico muito contente pela mobilização de toda a Rede e pelas parcerias. Há um esforço conjunto pela proteção das nossas crianças e adolescentes e, a cada ano, o Faça Bonito se torna mais relevante”, avaliou.

De trenzinho, crianças destacaram mensagem de prevenção. Foto: Maicon Araújo – Prefeitura de Batayporã.
Foto: Maicon Araújo - Prefeitura de Batayporã.