Please ensure Javascript is enabled for purposes of Acessibilidade

12/12/2023 às 10:41, Atualizado em 14/12/2023 às 08:43

Batayporã alcança 2º lugar no prêmio Mariluce Bittar de Assistência Social

Premiação é promovida pela SEAD/MS; equipe do município foi destaque na categoria Benefícios e Programas Socioassistenciais com estratégias de Comunicação Pública para fortalecer o Bolsa Família e o CadÚnico

Cb image default
Autores estiveram acompanhados da secretária Maynara Wruck durante cerimônia de premiação em Campo Grande; servidores ainda arremataram prêmio em dinheiro. FOTO: SMAS/ Batayporã.

Batayporã alcançou o segundo lugar no prêmio Mariluce Bittar de Boas Práticas de Gestão da Assistência Social, promovido pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEAD/MS). A classificação foi divulgada durante solenidade promovida em Campo Grande na última segunda-feira (11), no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

A equipe local se destacou na categoria Benefícios e Programas Socioassistenciais, com o relato de experiência “‘Viu no Whats?’: estratégias de Comunicação Pública para Beneficiários de Programas Sociais”, de autoria dos servidores Aline Munique Melo, Ana Carla Barbosa e Maicon Araújo. O grupo concorreu com outros cinco municípios – Corumbá, São Gabriel do Oeste, Maracaju, Coxim e Tacuru.

O trabalho expõe práticas intersetoriais entre a Coordenação Municipal do Bolsa Família e do Cadastro Único (CadÚnico) e a Assessoria de Comunicação da Prefeitura. No relato, são destacadas estratégias baseadas nos princípios teóricos e práticos da Comunicação Pública para conscientizar e informar os usuários do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) sobre o acompanhamento de condicionalidades do programa, além de impulsionar inscrições, atualizações e focalizações do CadÚnico.

“O Bolsa Família dispensa apresentações, é o nosso maior programa de transferência de renda. Sendo assim, nós vimos a necessidade de reforçar as informações ao usuário sobre as condicionalidades básicas, como vacinação em dia, frequência escolar, dentre outras, bem como as questões ligadas ao CadÚnico, que é a base da inclusão de todo o SUAS”, explicou Aline Melo, coordenadora do programa no município e uma das autoras do trabalho.

Cb image default
Prática se destaca pela intersetorialidade das políticas públicas. Foto: SMAS/ Batayporã.

“Principalmente no contexto pós-pandemia, com muitas alterações em diversas políticas, tivemos momentos de angústia, com muitas dúvidas da população, e também muitas fake news. O procedimento de focalização foi um exemplo. Com o trabalho alinhado, conseguimos sanar dúvidas, incentivar o procedimento e dinamizar o diálogo com os usuários”, complementou Aline.

Segundo a assessora de comunicação do município, Ana Carla Barbosa, as estratégias foram construídas após diálogo com a Rede Socioassistencial e têm por princípio a Comunicação Pública, vertente que considera a comunicação como uma política de Estado e visa à promoção da cidadania por meio do acesso à informação e transparência.

“É gratificante ter o reconhecimento do nosso trabalho. Em todas as esferas, a comunicação é essencial e precisa ser abordada com ética e profissionalismo. Em termos de Comunicação Pública, não estamos falando de mera “divulgação” de informações, mas de ações intencionais, bem elaboradas, com foco no cidadão e construídas a partir de linguagens adequadas a cada público e cada objetivo. Quando o Poder Público compreende e se vale dessa premissa, todos ganham”, analisou a jornalista.

O assessor Maicon Araújo enfatizou o caráter técnico na elaboração de diversos gêneros informativos, como vídeos, fotos, cards, peças para rádio e outros. “É importante entender o meio de circulação das produções, se são redes sociais, imprensa tradicional, aplicativos como o whatsapp, por exemplo. Temos que nos apropriar da linguagem dos próprios meios e das pessoas que os acessam”, ressaltou.

Cb image default
Prefeito Germino Roz e a secretária de Governo, Luciane Caldeira, receberam autores e a gestora Maynara no gabinete; diálogo enfatizou a contribuição dos servidores para a Rede Socioassistencial. Foto: Prefeitura de Batayporã.

Gestão e rede presentes

A secretária municipal de Assistência Social, Maynara Wruck, acompanhou os autores na cerimônia de premiação, que ainda contou com a presença da secretária de Estado, Patrícia Cozzolino, do deputado estadual Lídio Lopes (Patriota), representantes do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, da Escola do SUAS e outras coordenadorias da SEAD/MS. A gestora enfatizou o envolvimento da Rede Socioassistencial de Batayporã nos debates e nas inovações de políticas públicas da área.

“Posso dizer que toda a Rede é muito engajada. Batayporã tem representantes em diversas comissões estaduais. São servidores e servidoras que dialogam, propõem e mostram que sabem fazer. Como gestão, isso nos motiva a continuar lutando por esses espaços. O prêmio vem fortalecer esse movimento. Agradeço pela dedicação dos servidores em levar o nome de Batayporã e pelo apoio do prefeito Germino Roz, que tem unido esforços para fortalecer nossa Rede Socioassistencial cada vez mais”, avaliou a secretária.

Histórico de vitórias

Essa é a terceira edição do Prêmio Mariluce Bittar de Boas Práticas de Gestão do SUAS. Em 2021, na segunda realização, Batayporã também se destacou levando o terceiro lugar na categoria ‘Serviços Socioassistenciais’, com o relato ““Caixa Conversa” – Desvendando Demandas no CRAS”, de autoria da psicóloga Tatiane Henrique. Em 2018, o “Projeto Diagnóstico Socioterritorial”, garantiu o segundo lugar à assistente social Letícia Giovanni e à técnica Fabiana Batista, na categoria Gestão do SUAS. Em 2013, Letícia arrematou ao lado da colega, Maria Antônia Alves Portela, o Prêmio Sul-mato-grossense de Gestão Pública com o projeto ‘Morada dos Anjos’.

De acordo com a SEAD/MS, o Prêmio Mariluce Bittar tem por objetivo identificar, divulgar e estimular a realização de ações de implementação e inovação no âmbito da Assistência Social que estejam contribuindo para o aprimoramento do SUAS, dando visibilidade às práticas de sucesso e contribuindo para uma mobilização em favor da consolidação da Política de Assistência Social.