17/01/2024 às 12:31, Atualizado em 17/01/2024 às 13:32

Em Batayporã, Janeiro Branco visa saúde mental dos trabalhadores e acolhimento à população

Em entrevista à rádio local, psicóloga levou informações sobre autocuidado e serviços disponíveis na Rede Municipal de Saúde. FOTO: Maicon Araújo – Prefeitura de Batayporã.

A Secretaria Municipal de Saúde de Batayporã endossa a campanha Janeiro Branco, voltada à promoção da saúde mental. O Ambulatório Municipal de Saúde Mental, em parceria com outros serviços da Atenção Primária, tem desenvolvido uma série de ações de conscientização e acolhimento.

Conforme explicou a psicóloga coordenadora do ambulatório, Sonia Rodrigues, neste ano, a campanha em Batayporã visa os trabalhadores da Saúde e o público presente nas Estratégias de Saúde da Família (ESF). “É uma preocupação de também cuidar de quem cuida”, sintetizou Sonia.

De acordo com o cronograma de ações, estão previstas formação socioemocional ‘Eu, outro e nós’, entre trabalhadores da rede, plantão psicológico semanal nas ESF e no PAM para a população, além das intervenções de conscientização sobre a cultura da saúde mental.

“Os plantões são uma forma de aproximar o ambulatório da população. Nas datas, o profissional psicólogo estará disponível na unidade para acolher demandas pontuais, como uma escuta qualificada e outras, questões que podem ser abordadas naquela ocasião”, explicou a coordenadora.

Os atendimentos vão das 7h às 11h e das 13h às 17h conforme o seguinte cronograma: 18/01 – ESF Santa Luzia; 22/01 – PAM; 24/01-ESF Anorinda Marcelina; 25/01 – ESF Sebastião Martins; 29/01- ESF Santo Antônio.

Nesta quarta-feira (17), a profissional concedeu entrevista à rádio local Cidade FM para potencializar o alcance das campanha. Na ocasião, Sonia elencou uma série de hábitos preventivos, como a prática de exercícios físicos, alimentação equilibrada e sono de qualidade. “Nossa rotina impacta nossa saúde mental. São cuidados para todos, desde crianças até os adultos”, enfatizou.

Ambulatório de Saúde Mental

A equipe do Ambulatório Mental é formada por três psicólogos, que realizam atendimentos diversificados, como acolhimento, triagem, atendimentos individuais e em grupos, de acordo com avaliação dos profissionais. “Porém, é importante ressaltar que o serviço se integra a muitos outros. Saúde mental não se faz apenas com psicólogo”, destacou a coordenadora. O ambulatório mantém parceria e apoia intervenções em neurologia, psiquiatria, serviço social e de medicamentos que também são ofertadas pela Secretaria Municipal de Saúde.

O primeiro passo para ser assistido pelo ambulatório é procurar a Estratégia de Saúde da Família (ESF) de referência. Na unidade, o paciente passará por avaliação, que poderá ser feita por médico ou enfermeiro, conforme cada caso e, de acordo com a necessidade, receberá encaminhamento.