01/12/2023 às 15:45, Atualizado em 01/12/2023 às 16:47

Prefeitura vai injetar cerca de R$ 5,5 milhões na economia local com pagamentos aos servidores

Auxílio-alimentação de Natal no valor de R$ 500, salários de novembro e dezembro, 13º e vale-alimentação de R$ 200 devem aquecer o cenário nos próximos dias

Com dois auxílios-alimentação no mês de dezembro, servidores devem impulsionar comércio e serviços. Foto: Freepik.

Nesta sexta-feira (1º), a Prefeitura de Batayporã divulgou a programação financeira referente aos pagamentos dos servidores públicos. O anúncio foi feito pelo prefeito Germino Roz, que detalhou o calendário. Somados o auxílio-alimentação de Natal, que tem o valor de R$ 500, os salários referentes a novembro e dezembro, vale-alimentação de R$ 200 e o 13º salário, o Poder Público injetará cerca de R$ 5,5 milhões na economia local.

De acordo com a Tesouraria do Executivo, a soma estimada dos vencimentos e dos benefícios é de R$ 5.480.000,00. Os depósitos em conta estão previstos conforme as seguintes datas: 02/12 - pagamento referente a novembro; 13/12 - auxílio-alimentação de Natal; 15/12 - vale-alimentação; 20/12 – 13º salário; e 06/01/24 - pagamento referente a dezembro.

“Isso só é possível através de planejamento e dedicação com o orçamento público. Assim, nós conseguimos ter uma programação com esses depósitos. Antigamente, os servidores ficavam preocupados, sem saber quando o pagamento ia cair. Sabemos que a expectativa é grande para os servidores se programarem, então, anunciamos o calendário”, afirmou o prefeito Germino.

Prefeito Germino anunciou calendário e enfatizou seriedade com o orçamento público. Foto: Prefeitura de Batayporã.

A exemplo de 2022, a Prefeitura também concederá o auxílio-alimentação de Natal. A medida foi regulamentada pela Lei Municipal n. 1.342, de 27 de novembro de 2023. “É importante salientar a participação dos nossos vereadores, que apreciaram nossa proposta e aprovaram esse benefício para os servidores. A mesa-diretora tem papel fundamental garantindo recursos através de devolução de duodécimo. Por meio do presidente, João Paulo, reitero o agradecimento ao Legislativo”, acrescentou o chefe do Executivo.

O benefício tem caráter pontual, conforme preconiza a legislação. Já o auxílio-alimentação foi instituído em maio de 2022 e, em maio de 2023, saltou de R$ 150 para R$ 200, um aumento de aproximadamente 33%. “São medidas que beneficiam o servidor e, consequentemente, toda uma cadeia econômica. Os setores do comércio e serviços são os que mais se aquecem na medida em que uma parcela significativa da população, que são os trabalhadores municipais, passa a adquirir mais bens de consumo”, finalizou Germino.