21/07/2023 às 09:12, Atualizado em 21/07/2023 às 09:52

Prefeitura de Batayporã terá expediente diferenciado para acompanhar Copa do Mundo Feminina da Fifa

Medida visa dar visibilidade à Seleção Brasileira feminina; nos dias de jogos das atletas, atendimentos começarão três horas após o início das partidas, sem prejuízo aos serviços essenciais

Brasileiras farão estreia no campeonato no dia 24 de julho, contra o Panamá. Foto: Ministério do Esporte.

A Prefeitura de Batayporã vai adotar expediente diferenciado durante os jogos da Seleção Brasileira de Futebol na Copa do Mundo Feminina da Fifa. A medida, que foi regulamentada por meio do Decreto Municipal nº. 49, de 19 de julho de 2023, tem o objetivo de dar visibilidade à Seleção Feminina. Nos dias de jogos das atletas brasileiras, o expediente nos órgãos municipais começará três horas após o início das partidas, sem prejuízo aos serviços essenciais.

O Decreto Municipal tem por referência a normativa do Governo Federal. O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos oficializou a adoção de horário diferenciado para os servidores através da portaria MGI nº. 3.814, de 17 de julho de 2023.

A Copa do Mundo Feminina da Fifa 2023 tem sede na Austrália e na Nova Zelândia. Segundo a tabela do campeonato, já é possível prever que a Seleção Brasileira entrará em campo nos dias 24 e 29 de julho e 02 de agosto. Nos dias 24 de julho e 02 de agosto, o expediente do Executivo Municipal iniciará às 10h e às 9h, respectivamente.

A ação é inédita, visto que o costume é de que normativas similares sejam adotadas apenas para o campeonato masculino. “É uma questão de demonstrar a importância da Seleção Feminina, destacar o incentivo que ela representa para as mulheres no esporte e também de promover a igualdade de tratamento”, avaliou a secretária de Governo de Batayporã, Luciane Caldeira.

Segundo o Ministério do Esporte, essa é a maior Copa Feminina de todos os tempos, com 32 países na disputa. Até então, a competição era realizada entre 24 seleções.