21/06/2023 às 13:16, Atualizado em 21/06/2023 às 13:26

Ação integrada vai garantir reforço da segurança pública durante a 42ª Festa do Sereno

Mobilização entre Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar e serviços terceirizados inclui fiscalização e apoio desde as rodovias até a área urbana e Recinto de Festas Diego Sanches Marchi

Lideranças das forças de segurança pública e representantes do município alinharam últimos trâmites e destacaram atuação em parceria. Foto: Maicon Araújo – Prefeitura de Batayporã.

O Comitê de Segurança da 42ª Festa do Sereno de Batayporã esteve reunido no Paço Municipal nesta quarta-feira (21) para alinhar os últimos procedimentos relacionados à festividade, que irá acontecer nos dias 30 de junho, 01 e 02 de julho. A agenda teve a participação de representantes da Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Militar Ambiental, Corpo de Bombeiros Militar e da empresa terceirizada de segurança, Fort West.

A reunião foi mediada pelo prefeito Germino Roz, que também contou com a secretária de Governo, Luciane Caldeira, e o vereador João Carlos. O objetivo foi estabelecer o diálogo entre as forças e pontuar as estratégias que estão sendo adotadas durante os três dias de evento para promoção da segurança pública. “Esse momento é muito importante e fazemos questão que haja consonância entre as ações. Enquanto gestores, ficamos muito agradecidos pelo engajamento de todos os representantes, que sempre nos auxiliam prontamente”, destacou Germino.

Segundo o comandante do 8º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Paulo Renato Ribeiro, a união entre as forças e o compromisso da Prefeitura, que irá disponibilizar segurança por meio de prestação de serviços terceirizados e de servidores municipais, é fundamental. “A PM estará com todo o seu efetivo à disposição com atenção à parte interna do evento garantindo a segurança dos participantes, das equipes, dos artistas, mas não somente isso. Na parte externa, também teremos um reforço para que não ocorram crimes”, descreveu.

Foto: Maicon Araújo – Prefeitura de Batayporã.

“Teremos o apoio de viaturas do DOF (Departamento de Operações de Fronteira), da Polícia Rodoviária, Rádio Patrulha da PM de Batayporã e o efetivo de Nova Andradina também se deslocará. O intuito é que as pessoas possam vir participar da festa, curtir o evento e retornem aos seus lares em segurança. Também temos toda uma operação para segurança no trânsito”, complementou o comandante. A fiscalização incluirá o teste do etilômetro, popularmente conhecido como bafômetro.

Por sua vez, a Polícia Civil, que já tem acompanhado os processos de regularização e emissão dos alvarás de segurança da festa, trabalhará em parceria com as demais forças. “Havendo uma ocorrência, a Polícia Civil atuará na lavratura do auto de prisão em flagrante. A Delegacia de Polícia estará de plantão para atender qualquer ocorrência envolvendo a Festa do Sereno. Inclusive, eu estarei no evento durante os três dias para dirimir quaisquer situações”, explicou o delegado Filipe Davanso Mendonça.

O delegado elencou ainda algumas dicas para segurança pessoal dos frequentadores. “São alguns cuidados sobre o “como” ir à festa. O primeiro passo é levar a quantidade mínima de objetos pessoais. Leve apenas documento, cartão, dinheiro e celular. Procure manter o celular nos bolsos da frente e, no caso de quem usa bolsa, permanecer com a bolsa na parte da frente”, recomendou Mendonça, que também alertou sobre o perigo da mistura de embriaguez e direção, crime segundo o Código de Trânsito Brasileiro, e o cuidado com crianças e adolescentes. “É preciso acompanhar de perto. Crianças não podem se afastar para comprarem sozinhas nas barracas ou irem ao banheiro. O adulto precisa supervisionar”, finalizou.

Foto: Maicon Araújo – Prefeitura de Batayporã.

Infraestrutura e atendimentos de emergência

O Corpo de Bombeiros Militar tem acompanhado os trâmites documentais relacionados ao Plano de Segurança contra Incêndio e Pânico, que já foi apresentado pela Prefeitura e está em avaliação, e a posterior vistoria técnica-operacional do Recinto de Festas Diego Sanches Marchi. “Nós vamos focalizar nas medidas de segurança, a exemplo das saídas de emergência com rotas de fuga adequadas, equipes para eventuais atendimentos de emergência, adequação das estruturas e, principalmente, a presença de brigadistas”, informou o major do 3º Subgrupamento, Pablo Diego Barros de Jesus.

Outro destaque está no suporte para possíveis emergências de saúde. “O prefeito confirmou que o Pronto Atendimento Médico estará aberto durante todo o período da festa. Isso é muito importante por ter a presença de uma equipe médica. Frisamos também que o Corpo de Bombeiros estará presente com uma ambulância, três profissionais e mais uma equipe de saúde composta por servidores do município”, acrescentou.

Programação

Em sua 42ª edição, a Festa do Sereno de Batayporã promete em 2023 o clima das tradições juninas sem abrir mão da diversidade de atrações. A sexta-feira (30) será aberta com o show de Bruninho e Davi, conhecidos por mesclarem sertanejo universitário e ritmos pop. Na mesma data, o Grupo Baitaca também comandará o palco.

Já no sábado, Cleber e Cauan, dupla em alta no meio jovem sertanejo, são o destaque da noite. Ainda no dia 01, a banda ‘Garotos de Ouro’ vai garantir o bailão junino. O grupo gaúcho acumula 50 anos de história e é uma das expressões mais significativas do gênero baileiro.

Para finalizar a Festa do Sereno, a dupla Edson e Hudson se apresentará durante a noite do domingo (02). Além dos shows noturnos, os três dias de festa contarão com praça de alimentação com comidas típicas juninas, exposição de maquinários, parque de diversões e, na última noite de evento, a esperada queima de fogos. O espetáculo será de baixo ruído.

Outro sucesso aguardado é a apresentação do grupo Sempre Tem, que comandará uma matinê no fim da tarde do domingo (02).