Please ensure Javascript is enabled for purposes of Acessibilidade

21/03/2024 às 21:29, Atualizado em 21/03/2024 às 21:49

Congresso Cidades Digitais: Batayporã se destaca com relato sobre gestão em Saúde

Cb image default
Na sede do CREA-MS, gestores compartilharam experiências e conferiram inovações apresentadas por especialistas. Foto: Edson Ribeiro – Assomasul.
Cb image default
Destaque de Batayporã se deu pelo processo de informatização dos serviços da Rede Municipal de Saúde. Foto: Edson Ribeiro – Assomasul.

A Prefeitura de Batayporã, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, foi uma das painelistas do II Congresso Sul-mato-grossense de Cidades Digitais e Inteligentes, realizado em Campo Grande nestas quinta e sexta-feira (21 e 22), promovido pela Rede Cidade Digital com apoio da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul) e da Prefeitura da capital. O prefeito Germino Roz expôs a experiência da pasta em questão, que tem agregado soluções tecnológicas para otimizar a gestão em Saúde.

Acompanhado do vice-prefeito Cacildo Paião e da secretária municipal Letícia Sanches, o chefe do Executivo explicou o processo de informatização da pasta e os resultados já verificados nas rotinas dos trabalhadores e dos usuários locais do Sistema Único de Saúde (SUS). O município também foi destaque durante a palestra ‘Previne Brasil’: Case de Sucesso de Batayporã (MS), ministrada pelo diretor técnico da Gênesis Tecnologia e Inovação, Eric Galassi.

“É uma honra ser convidado e mostrar nossa experiência em um evento com tantos especialistas, referências no Estado e no Brasil. Eu acredito que o principal é reconhecermos a necessidade de buscar o conhecimento e implementar soluções que impactem a vida das pessoas. Tudo isso só faz sentido se mudar a vida das pessoas para melhor”, afirmou Germino.

O gestor detalhou como o município superou o problema apontado. “No início da Administração, assim que iniciamos a conversa com os trabalhadores, havia uma grande queixa. Os procedimentos da Atenção Primária não eram contabilizados, informados de fato ao Ministério da Saúde. Isso fazia com que o município sempre tivesse uma avaliação ruim, que incidia em várias questões, como a captação de recursos e até desmotivava o pessoal”, detalhou o prefeito.

Foi nesse contexto que a Prefeitura investiu em uma série de ações para reestruturar o banco de dados da pasta visando a integração de todas as informações em todas as rotinas, tanto administrativas quanto de atendimento aos usuários.

Cb image default
Prefeito Germino Roz também recebeu o prêmio ‘Prefeito Inovador’. Foto: Edson Ribeiro –Assomasul.

“Foi uma grande força-tarefa junto aos nossos servidores. A partir do momento em que regularizamos esses cadastros, que foram feitos novamente do zero, e as ações de informatização nos permitiram uma conexão efetiva com o E-SUS e o E-Saúde, que são os sistemas utilizados pelo Governo Federal, os resultados começaram a aparecer”, destacou. Outra ação importante foi a aquisição de tablets para os agentes comunitários de saúde e de combate às endemias.

Estas e outras medidas impactaram no salto de desempenho da Atenção Primária à Saúde de Batayporã, avaliado pelo Previne Brasil, modelo de financiamento utilizado pelo SUS a partir da pontuação do Indicador Sintético Final (ISF). O indicador releva sete parâmetros de assistência aos usuários via Estratégia de Saúde da Família.

O diferencial vai para o fato de, em apenas um quadrimestre, a nota do ISF de Batayporã ter passado de 6.03 para 7.16, um aumento de 18,74% que levou o município da 48ª posição entre os 79 municípios de MS para a 20ª. Com o contínuo aprimoramento, atualmente, Batayporã alcançou nota 7.92 e conserva a 2ª posição de melhor desempenho da Atenção Primária no Estado. Os dados são do Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica (SISAB), divulgados em fevereiro de 2024.

Prêmio Prefeito Inovador

Parte das estratégias de informatização adotadas pelo Poder Executivo, o lançamento da Plataforma Saúde Mais, disponibilizada por meio de link no site da Prefeitura (bataypora.ms.gov.br) , foi outro destaque do congresso. A ação rendeu ao gestor o prêmio ‘Prefeito Inovador’. A plataforma dispõe de serviços para os usuários e permite o acesso com atualização diária com o desempenho de todos os serviços promovidos pela Rede Municipal de Saúde. Atendimentos nas ESF, Laboratório Municipal, transporte de pacientes e atendimentos da Farmácia Municipal são alguns exemplos verificados na ferramenta.