09/08/2023 às 12:29, Atualizado em 09/08/2023 às 12:56

Em Batayporã, mais de 30 servidores concluem curso técnico do programa Saúde com Agente

Iniciativa realizada pela Prefeitura em parceria com o Governo Federal, Conasems e UFRGS mobiliza agentes comunitários de saúde e de combate às endemias garantindo diploma profissional

Formandos e gestores registraram conquista da primeira turma do projeto Saúde com Agente. Foto: Maicon Araújo - Prefeitura de Batayporã.
ACS Alessandra comemorou conclusão da formação. Foto: Maicon Araújo - Prefeitura de Batayporã.

A Prefeitura de Batayporã, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nesta quarta-feira (9), a solenidade de entrega dos certificados de conclusão dos cursos técnicos em Agente Comunitário de Saúde (ACS) e Vigilância em Saúde com Ênfase no Combate às Endemias, promovido em parceria com o Ministério da Saúde, Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

A cerimônia de finalização ocorreu na Câmara de Vereadores e foi acompanhada por gestores da área e secretários municipais. Ao todo, 32 agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias atuantes no município concluíram a formação, que contou com mais de 1.200 horas e é certificada por diploma técnico expedido pela UFRGS.

Os cursistas contaram com uma extensa agenda formativa, que incluiu conteúdos teóricos e práticos mediados por plataforma e encontros online, além do suporte de preceptoras. A proposta da preceptoria é orientar e apoiar os estudantes em seus processos de aprendizagem no acompanhamento das atividades práticas. Em Batayporã, a função foi desempenhada pelas enfermeiras Larissa Ruiz e Marcela Leite..

Secretária Letícia Sanches também entregou certificados aosformandos e destacou atuação dos profissionais. Foto: Maicon Araújo -Prefeitura de Batayporã.
Equipe da SMS preparou lembrança para os agentes. Foto: Maicon Araújo - Prefeitura de Batayporã.
Prefeito Germino Roz enfatizou fortalecimento da atenção primária à saúde. Foto: Maicon Araújo - Prefeitura de Batayporã.
Representante dos ACS e ACE, Claudia Mustafá, motivou e parabenizou os colegas. Foto: Maicon Araújo - Prefeitura de Batayporã.

A formanda Alessandra Henrique Pereira Rocha, que é agente comunitária de saúde há 19 anos e atualmente trabalha na Estratégia de Saúde da Família (ESF) Anorinda Marcelina, avaliou a iniciativa. “A experiência do curso era uma expectativa nossa há muito tempo, um desejo de ter uma formação mais adequada e que trouxesse mais conhecimentos”, disse.

“O curso trouxe um olhar diferente. Por mais que a gente tenha anos de trabalho, de atuação diária, nós ganhamos mais possibilidades e projetos inovadores”, descreveu a servidora. A certificação também foi destacada pela profissional. “Esse diploma mostra que nós conquistamos realmente o nosso lugar. Hoje nós vemos que nossa profissão é reconhecida”, acrescentou.

A satisfação também foi compartilhada pela colega Regiane Neves Barbosa, da ESF Santo Antônio. Mesmo de licença-maternidade, a agente fez questão de comparecer à cerimônia acompanhada do filho, o pequeno Heitor, de dois meses de idade. “O curso foi de grande valia. Foram 10 meses e passamos por muitos momentos. Por mais que víssemos a importância, houve dias em que ficamos apreensivos. Concluir é uma vitória e eu não podia faltar”, contou Regiane.

Fortalecer o SUS

O projeto Saúde com Agente visa melhorar os indicadores e a qualidade dos serviços de atenção primária prestados à população através do Sistema Único de Saúde (SUS). Cerca de 97% dos municípios brasileiros já aderiram ao programa. A intenção é fortalecer toda a política de Atenção Básica.

Nesse contexto, o prefeito Germino Roz destacou a consolidação da atenção primária à saúde em Batayporã. “Quando falamos da gestão em saúde é preciso pensar primeiro em fortalecer a base. Tenho orgulho da nossa rede e sei que esse trabalho é construído por vocês (ACS e ACE) há muito tempo. Nós damos as ferramentas e as condições, mas vocês efetivam um trabalho contínuo de aprimoramento das ações”, enfatizou aos formandos.

A secretária Letícia Sanches também ressaltou o papel dos profissionais. “Os agentes de saúde e de endemias são peça fundamental do SUS. Eles não apenas representam, mas são de fato o elo entre a comunidade e a unidade de saúde. São o ponto inicial que nos leva a tecer toda uma rede”, concluiu.

Foto: Maicon Araújo - Prefeitura de Batayporã.