02/09/2023 às 10:34, Atualizado em 02/09/2023 às 11:57

Palestra, projeto e ação na Feira Central iniciam Setembro Amarelo em Batayporã

Atividades foram desempenhadas por profissionais da Secretaria Municipal de Saúde e comunidade da Escola Estadual Jan Antonin Bata

FOTO: Maicon Araújo – Prefeitura de Batayporã

Na sexta-feira (1º), a campanha Setembro Amarelo, de promoção da saúde mental e prevenção ao suicídio, já revelou as primeiras ações em Batayporã. Estudantes da Escola Estadual Jan Antonin Bata, orientados pela professora Joelma Oliveira, e a psicóloga Sônia Rodrigues, coordenadora do Ambulatório Municipal de Saúde Mental, mobilizaram atividades especiais.

Na escola, a psicóloga palestrou para todas as turmas do Ensino Médio, que aproveitaram o momento para sanar dúvidas. A psicóloga enfatizou a necessidade de se manter comportamentos que colaboram com a saúde mental, como rotinas saudáveis para o corpo e para a mente, a escuta qualificada na assistência em saúde mental e o acesso ao Ambulatório Municipal.

A atividade integrou as estratégias do projeto ‘Anjos Amarelos’, desenvolvido pelos alunos juntamente com a professora Joelma ao longo da disciplina Projeto de Vida. A iniciativa problematiza o tema e inclui atividades lúdicas e de motivação. Após acolhida e palestra na escola, o grupo seguiu em caminhada para a Feira Municipal. Por lá, foi exposto um varal de cordéis produzidos pelos alunos com mensagens positivas.

FOTO: Maicon Araújo – Prefeitura de Batayporã

A caminhada ainda contou com a participação da gestão escolar e de agentes comunitárias de saúde. Segundo Sonia Rodrigues, a campanha ajuda a ampliar a discussão em todos os segmentos. “É importante que o tema esteja em pauta, mas sem deixar de lado a valorização da ajuda profissional. É importante que as pessoas conheçam os canais e se sintam à vontade para buscar ajuda”, descreveu.

Ambulatório de Saúde Mental

A equipe do Ambulatório Mental é formada por três psicólogos, que realizam atendimentos diversificados. O primeiro passo para ser assistido pelo ambulatório é procurar a Estratégia de Saúde da Família (ESF) de referência. Na unidade, o paciente passará por avaliação, que poderá ser feita por médico ou enfermeiro, conforme cada caso, e de acordo com a necessidade, receberá encaminhamento.

CVV

Outro serviço relevante disponível à população é o disque 188, do Centro de Valorização da Vida. O CVV realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, email e chat 24 horas todos os dias.