01/02/2024 às 09:19, Atualizado em 01/02/2024 às 10:27

Previne Brasil: Batayporã se mantém como a 2ª melhor atenção primária à saúde de MS

Município alcançou nota 7.92 no Indicador Sintético Final (ISF) do programa de financiamento do Sistema Único de Saúde; nota releva sete indicadores

Equipe da Estratégia de Saúde da Família promove prevenção e controle da diabetes; intervenções sobre a doença também compõem indicadores do Previne Brasil. Foto: Maicon Araújo – Arquivo Prefeitura de Batayporã.

A nota de Batayporã no Previne Brasil, referente ao terceiro quadrimestre de 2023, foi atualizada pelo Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica (SISAB) na última quarta-feira (31), calculando um índice de 7,92 e mantendo a classificação como segunda melhor Atenção Primária à Saúde entre os 79 municípios de Mato Grosso do Sul. Este valor corresponde ao Indicador Sintético Final (ISF) do programa, o qual influencia na captação de recursos.

O ISF leva em consideração sete indicadores, abrangendo aspectos como o pré-natal, exames para sífilis e HIV em gestantes, atendimento odontológico, coleta de citopatológico em mulheres, vacinação de crianças, consultas e monitoramento de pressão arterial em pessoas com hipertensão, além de consultas e solicitação de hemoglobina glicada para pessoas com diabetes.

O Previne Brasil, além do Pagamento por Desempenho, considera fatores como Incentivo com base em Critério Populacional, Captação Ponderada e Incentivo para Ações Estratégicas. O programa tem como proposta aumentar o acesso à Atenção Primária, fortalecendo o vínculo entre população e equipe, e induzindo a responsabilização dos gestores e profissionais pelos cuidados prestados.

O excelente desempenho de Batayporã no programa é atribuído pela secretária municipal interina de Saúde, Franciele Cantadori, às ações das equipes, que identificaram melhorias e realizaram intervenções específicas. A gestora também destaca a contribuição do E-Sus, que desde 2022 reestrutura as informações da Atenção Primária à Saúde em nível nacional, promovendo adequações e modernizações. Franciele Cantadori enfatiza que esses resultados refletem o compromisso da Rede Municipal de Saúde.