23/11/2023 às 12:02, Atualizado em 23/11/2023 às 13:07

Saúde do homem: Dia D do Novembro Azul garante mais de 320 atendimentos

Equipes promoveram consultas médicas e odontológicas, vacinação e testes rápidos; usuários do SUS foram incentivados ao autocuidado e ganharam chapéu personalizado da campanha

Foto: Maicon Araújo - Prefeitura de Batayporã.

Com um total de 324 atendimentos somente no Dia D noturno na área urbana e de atendimento matutino na zona rural, nestas quarta e quinta-feira (22 e 23), a campanha Novembro Azul, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde de Batayporã, foi marcada pelo sucesso nas ações de prevenção ao câncer de próstata e promoção integral da saúde masculina. As equipes da Atenção Primária, por meio das Estratégias de Saúde da Família (ESF), desempenharam um papel crucial para o êxito das atividades.

No dia 22 de novembro, das 17h às 20h, os homens residentes na cidade tiveram acesso a uma variedade de serviços de saúde disponíveis em todas as ESF - Santo Antônio, Anorinda Marcelina, Santa Luzia e Sebastião Martins. Na zona rural, a ação teve lugar no dia 23, na ESF São Luiz, das 7h às 13h.

Conforme informou a enfermeira coordenadora da Atenção Primária, Clariana Dalponti, juntas, as equipes realizaram 150 consultas médicas, 44 atendimentos odontológicos, 105 testes rápidos e 25 vacinas. Durante essas datas, o público ainda contou com orientações sobre autocuidado, alimentação saudável, prática de exercícios físicos, além de informações sobre prevenção à dengue e acidentes com escorpiões. Os usuários também receberam um chapéu personalizado como lembrança após o atendimento.

Foto: Maicon Araújo - Prefeitura de Batayporã.

A secretária municipal de saúde interina, Franciele Cantadori, enfatizou que a campanha seguiu as novas diretrizes do Ministério da Saúde, priorizando o trabalho de orientação e abordando segmentos prioritários. Ela ressaltou, especialmente, o êxito da estratégia de horário diferenciado, que não apenas facilitou o acesso aos serviços, mas também contribuiu para estimular um número significativo de 324 atendimentos, demonstrando a eficácia da iniciativa.

O prefeito Germino Roz, que visitou as unidades juntamente com a gestora na quarta-feira à noite, enfatizou o empenho dos servidores. “Cada ESF estava preparada com uma equipe muito disposta, ambiente decorado e acolhedor. Isso chama a atenção dos usuários e gera um clima agradável, que deixa o paciente à vontade e propício ao diálogo”, analisou o gestor..