27/09/2023 às 11:47, Atualizado em 27/09/2023 às 12:59

Valorização da experiência pauta palestra para idosos e seus familiares

Atividade integra Semana do Idoso e foi ministrada pela psicóloga Kessiane Vieira na sede do projeto Conviver

Foto: Maicon Araújo - Prefeitura de Batayporã.

Valorizar histórias e a experiência da pessoa idosa. Esse foi o objetivo da atividade desta quarta-feira (27) promovida durante a Semana do Idoso, em Batayporã. Na sede do projeto Conviver, ligado ao Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, a psicóloga Kessiane Vieira palestrou para participantes do projeto e seus familiares.

“Cada idoso pôde convidar uma pessoa da família para assistir à palestra com ele. Nossa intenção é conscientizar e envolver quem convive diariamente com os idosos”, explicou a secretária municipal de Assistência Social, Maynara Wruck. Além da gestora, o prefeito Germino Roz, a coordenadora do Conviver, Ilda Almeida, e a coordenadora da Proteção Social Básica, Maria Antônia Portela Souza, também acompanharam a palestra.

Com tom dinâmico e interativo, a atividade sensibilizou o público. “Em vários momentos da nossa vida, principalmente nas dificuldades, a quem a gente recorre? A gente recorre à experiência. Por isso é preciso valorizar o conhecimento e as vivências de quem já viveu mais do que nós”, enfatizou a psicóloga.

Foto: Maicon Araújo - Prefeitura de Batayporã.

A profissional ainda destacou a necessidade de a pessoa idosa expor suas necessidades e anseios com clareza. “Infelizmente, temos a tendência de acharmos que o outro entende e sabe o que a gente quer, mas isso não é verdade. É preciso afirmar claramente o que precisamos e o que queremos no momento. Isso evita conflitos e frustações”, complementou Kessiane.

Lar Santo Antônio

Os moradores do Lar Santo Antônio de Pádua, instituição filantrópica de longa permanência para idosos, também tiveram atividades especiais alusivas à Semana do Idoso. Na terça-feira (26), a equipe do Conviver promoveu intercâmbio entre o Lar e o projeto. “Foi uma tarde de lazer, com a apresentação da dança carimbó, executada pelas participantes do Conviver, bingo com brindes e um lanche caprichado”, detalhou a coordenadora Ilda Almeida.