12/06/2023 às 08:46, Atualizado em 12/06/2023 às 08:54

Batayporã terá Posto de Identificação para emissão de RG

Parceria entre a Prefeitura e Estado irá ofertar o serviço na sede do Cras; atendimentos começam na quarta-feira (14)

Primeira via do RG é gratuita e exige apenas certidão de nascimento (para os solteiros) e fotografia 3X4. Já os casados ou separados necessitam apresentar certidão de casamento, além da 3X4. Foto: Sejusp/ MS.

A partir da próxima quarta-feira (14), moradores de Batayporã não precisarão mais se deslocar do município para solicitar a emissão do Registro Geral (RG). Por meio de parceria entre a Prefeitura e o Estado, um Posto de Identificação foi estruturado na sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras). Inicialmente, o serviço irá funcionar das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Conforme explicou o prefeito Germino Roz, a demanda já era reivindicada pela população. “Sempre tivemos essa necessidade e fico feliz em ver que nossa articulação deu certo. Ter o atendimento em Batayporã facilita muito para os munícipes. Não será mais preciso realizar o procedimento em Nova Andradina, que é a referência regional da Sejusp. Isso incentiva a cidadania. Documentos ajudam a garantir direitos”, avaliou.

De acordo com a servidora Kênia Rosso, responsável pelos atendimentos, para solicitar a primeira via do RG é preciso apresentar certidão de nascimento (no caso dos solteiros), certidão de casamento (para casados ou separados) e fotografia 3x4.

Para quem necessita da segunda via, também é preciso apresentar o comprovante de pagamento da taxa de emissão, que é solicitado pelo site da Sejusp – servicos.sejusp.ms.gov.br . A previsão é de que o sistema online seja atualizado nos próximos dias e já passe a constar a localidade de Batayporã.

“Inclusive, hoje é possível constar vários outros documentos juntamente com o RG, como o CPF, número da carteira de trabalho, título de eleitor, CNH e até mesmo a tipagem sanguínea. A pessoa precisa trazer original e cópia desses documentos e comprovante da tipagem sanguínea, que nós conseguimos emitir o RG com todas essas informações”, explicou.

Quaisquer dúvidas sobre o atendimento poderão ser esclarecidas diretamente no Posto de Identificação, no prédio do Cras. “Estamos à disposição para auxiliar com todos os procedimentos”, complementou Kênia. A sede do Cras está localizada na Avenida Brasil, n. 2064, ao lado da Casa do Trabalhador.