26/07/2023 às 10:40, Atualizado em 26/07/2023 às 11:09

Procon de Batayporã reforça mutirão Renegocia e auxilia consumidores que buscam quitar dívidas

Ação vai até o dia 11 de agosto; serviço visa orientar sobre iniciativa do Governo Federal e tende a facilitar processos para quem quer regularizar débitos

Servidora do Procon reforçou atendimentos presenciais para evitar fraudes e golpes durante o mutirão. Foto: Maicon Araújo – Prefeitura de Batayporã.

O Procon Municipal de Batayporã é parceiro do Mutirão Renegocia, iniciativa da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e do Ministério da Justiça e Segurança Pública, que visa incentivar os cidadãos a regularizarem seus débitos e saírem do superendividamento. Até o dia 11 de agosto, consumidores podem procurar o serviço e obter orientações sobre como negociar dívidas atrasadas.

De acordo com a responsável pelos atendimentos no Procon local, Eduarda Soares Pinheiro dos Santos, o foco do mutirão são as pessoas em situação de inadimplência com o SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) e Serasa. “A campanha funciona por meio do consumidor.gov.br, que é um cadastro que permite a comunicação entre o consumidor e as empresas, porém, nem todos conseguem operacionalizar esse canal e o nosso papel é facilitar. Nós ajudamos as pessoas a realizarem e interpretarem o cadastro para que possam iniciar o processo de negociação”, explicou a servidora.

Ainda conforme Eduarda, o atendimento diretamente no Procon é essencial para evitar fraudes e golpes. “Infelizmente, já temos relatos de pessoas que procuram páginas online do SPC e do Serasa, por exemplo, porém, acabam caindo em sites fakes, que recebem os pagamentos e emitem declarações falsas de quitação. Por isso, o Procon está à disposição para ajudar, com um atendimento seguro”, complementou.

Renegocia

Segundo o Ministério da Justiça e Segurança Pública, o Renegocia “não estabelece um valor limite para a dívida e nem restrição de renda dos consumidores que queiram negociar não só dívidas bancárias, mas também com lojas e serviços como água e luz. Ficam de fora do programa apenas as dívidas com pensão alimentícia, crédito rural e imobiliário, que não podem ser repactuadas”.

Serviço

O Procon de Batayporã está localizado na Avenida Antônia Spinosa Mustafá, 1374, no prédio da Associação Comercial e Empresarial (Aceb). O horário de atendimento vai das 7h às 13h, de segunda a sexta-feira, e o telefone para contato é o (67) 3443 1164.