22/11/2023 às 12:43, Atualizado em 22/11/2023 às 13:44

Procon Municipal de Batayporã lista orientações para os consumidores na Black Friday

Atenção deve ser redobrada ao realizar compras online. Foto: Freepik.

Com vistas à Black Friday, grande liquidação realizada em 24 de novembro em diversos países, o Procon Municipal de Batayporã elenca dicas para auxiliar o consumidor a não cair em golpes ou ser lesado por empresas. A responsável pelo órgão, Eduarda Soares Pinheiro dos Santos, listou observações importantes para guiar os consumidores durante esse período de intensas promoções.

A Black Friday é um evento comercial que teve origem nos Estados Unidos e ocorre na última sexta-feira de novembro, um dia após o feriado de Ação de Graças. Tradicionalmente, o evento marca o início da temporada de compras natalinas e é conhecido por oferecer grandes descontos e promoções em uma ampla variedade de produtos e serviços.

“Essa empolgação gerada pelos descontos “imperdíveis” pode ser muito perigosa, porque causa uma ansiedade e nem sempre o consumidor avalia se está mesmo fazendo um negócio seguro”, afirmou Eduarda. Para não correr o risco de enfrentar problemas, confira os principais temas comentados pela servidora:

Direito à Troca

Ao efetuar compras pela internet, caso o produto apresente avarias, características distintas das anunciadas ou outros problemas, o consumidor tem o direito à troca, com um prazo de 7 dias, sem custos postais para realizar a devolução.

Compras Presenciais

É fundamental estar atento aos motivos da redução de valores durante a Black Friday, pois algumas lojas podem aproveitar a ocasião para vender produtos de mostruário ou itens com avarias ou defeitos. Se o consumidor for informado no ato da compra sobre um defeito específico no produto adquirido, ele perde o direito de troca.

Propaganda

No que tange à propaganda, os consumidores devem ter cuidado ao sentir-se impelidos a realizar compras após ver anúncios em folhetos ou redes sociais. Recomenda-se levar o folheto ou a informação à loja, pois, caso o produto não esteja disponível pelo valor anunciado, o fornecedor tem a obrigação de cumpri-lo conforme a oferta inicial.

Atenção aos sites de compras

É crucial ficar atento aos golpes de sites falsos que oferecem produtos a preços muito baixos para induzir compras. Os consumidores devem verificar se o site é seguro e se a oferta é legítima. Recomenda-se escolher aplicativos de compras seguros e evitar propagandas em redes sociais que redirecionam para outras páginas.

Procon Municipal

O Procon de Batayporã está localizado na Avenida Antônia Spinosa Mustafá, 1374, no prédio da Associação Comercial e Empresarial (Aceb). O horário de atendimento vai das 7h às 13h, de segunda a sexta-feira, e o telefone para contato é o (67) 3443 1164.